Uma análise do raciocínio utilizado pelos alunos aos resolverem os problemas propostos nas atividades de conhecimento físico.

Título
Uma análise do raciocínio utilizado pelos alunos aos resolverem os problemas propostos nas atividades de conhecimento físico.
Autor
Rogério José Locatelli
Orientação
Anna Maria Pessoa de Carvalho
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física
Ano
2006
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Nos últimos anos, diversos estudos vêm apontando evidências de que um grande segmento da nossa sociedade, incluindo estudantes de ensino médio e superior, não chegam a adquirir ‘fluência’ em utilizar dois raciocínios de grande importância na cultura científica: hipotético-dedutivo e o proporcional. A partir de algumas reflexões, surgiu o interesse de verificarmos se as aulas de ciências nas quais foram aplicadas as atividades de conhecimento físico, os alunos do ensino fundamental, encontram condições para desenvolverem, através da metodologia de ensino por investigação, argumentos que concordem com o padrão "se, e, então, e/mas, portanto", proposto por Lawson (2000, 2002, 2003, 2004) e Lawson et. al(2000), muito presente em importantes descobertas científicas. Para realizarmos nossa análise com maior precisão, também fizemos uso do "layout dos argumentos", sugerido por Toulmin (2001), que complementou o padrão de raciocínio hipotético-dedutivo citado acima. Isso possibilitou que verificássemos nas aulas, durante as etapas metodológicas caracterizadas como as explicações dos alunos evoluíram, passando da coleta dos dados e da formulação e teste de hipóteses à verificação das relações entre as variáveis e, segundo Piaget (1976), ao estabelecimento de sistemas de compensações. Mostraremos, ainda, em quais estágios dessa estrutura de raciocínio, algumas crianças formularam explicações caracterizadas como do tipo legal e do tipo causal. Apesar desses raciocínios serem bastante complexos para serem observados no discurso de alunos do ensino fundamental, pertencentes a faixa etária de sete a dez anos, foi possível mostrar que, quando o professor cria um ambiente de aprendizagem, no qual os alunos têm tempo e liberdade para pensar e expor as idéias utilizadas no processo de resolução do problema, eles podem vislumbrar importantes aspectos da cultura científica, entre eles, o início do raciocínio hipotético-dedutivo e a construção das relações compensatórias entre as variáveis.
Palavras Chave
raciocínio hipotético-dedutivo, relações compensatórias, ensino fundamental

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Formação de Conceitos