Conhecimento escolar: quando as Ciências se transformam em disciplinas.

Título
Conhecimento escolar: quando as Ciências se transformam em disciplinas.
Educação
Autor
Alice Ribeiro Casimiro Lopes
Orientação
Antônio Flávio Barbosa Moreira
Instituição
UFRJ
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1996
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Apresenta uma contribuição da epistemologia histórica e da perspectiva descontinuista e pluralista de cultura para a interpretação do conhecimento escolar. Define como objeto de pesquisa o conhecimento escolar nas ciências físicas e focaliza suas relações com diferentes saberes sociais, em relação aos quais o conhecimento escolar se constitui, notadamente o conhecimento cotidiano e o conhecimento científico. Analisa o conhecimento cotidiano com base em Agnes Heller, Antônio Gramsci e Karel Kosik e o conhecimento científico com base em Gaston Bachelard. Argumenta em favor da existência de uma ruptura entre conhecimento científico e conhecimento cotidiano. Portanto, questiona a interpretação do conhecimento escolar como uma "ponte" capaz de mascarar a pluralidade e a descontinuidade do conhecimento. Ao contrário, defende que os processos de mediação didática e de disciplinarização são eminentemente constitutivos de configurações cognitivas próprias, configurações essas que nem sempre permitem tornar público o conhecimento científico privativo a determinados grupos sociais.
Palavras Chave
Pluralismo; Descontinuísmo; Conhecimento Escolar; Conhecimento Cotidiano

Classificações

Nível escolar
Geral
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Filosofia da Ciência