Conhecimento escolar: quando as Ciências se transformam em disciplinas.
Título
Conhecimento escolar: quando as Ciências se transformam em disciplinas.
Conhecimento escolar: quando as Ciências se transformam em disciplinas.
Educação
Autor
Alice Ribeiro Casimiro Lopes
Alice Ribeiro Casimiro Lopes
Orientação
Antônio Flávio Barbosa Moreira
Antônio Flávio Barbosa Moreira
Instituição
UFRJ
UFRJ
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1996
1996
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Apresenta uma contribuição da epistemologia histórica e da perspectiva descontinuista e pluralista de cultura para a interpretação do conhecimento escolar. Define como objeto de pesquisa o conhecimento escolar nas ciências físicas e focaliza suas relações com diferentes saberes sociais, em relação aos quais o conhecimento escolar se constitui, notadamente o conhecimento cotidiano e o conhecimento científico. Analisa o conhecimento cotidiano com base em Agnes Heller, Antônio Gramsci e Karel Kosik e o conhecimento científico com base em Gaston Bachelard. Argumenta em favor da existência de uma ruptura entre conhecimento científico e conhecimento cotidiano. Portanto, questiona a interpretação do conhecimento escolar como uma "ponte" capaz de mascarar a pluralidade e a descontinuidade do conhecimento. Ao contrário, defende que os processos de mediação didática e de disciplinarização são eminentemente constitutivos de configurações cognitivas próprias, configurações essas que nem sempre permitem tornar público o conhecimento científico privativo a determinados grupos sociais.
Apresenta uma contribuição da epistemologia histórica e da perspectiva descontinuista e pluralista de cultura para a interpretação do conhecimento escolar. Define como objeto de pesquisa o conhecimento escolar nas ciências físicas e focaliza suas relações com diferentes saberes sociais, em relação aos quais o conhecimento escolar se constitui, notadamente o conhecimento cotidiano e o conhecimento científico. Analisa o conhecimento cotidiano com base em Agnes Heller, Antônio Gramsci e Karel Kosik e o conhecimento científico com base em Gaston Bachelard. Argumenta em favor da existência de uma ruptura entre conhecimento científico e conhecimento cotidiano. Portanto, questiona a interpretação do conhecimento escolar como uma "ponte" capaz de mascarar a pluralidade e a descontinuidade do conhecimento. Ao contrário, defende que os processos de mediação didática e de disciplinarização são eminentemente constitutivos de configurações cognitivas próprias, configurações essas que nem sempre permitem tornar público o conhecimento científico privativo a determinados grupos sociais.
Palavras Chave
Pluralismo; Descontinuísmo; Conhecimento Escolar; Conhecimento Cotidiano
Pluralismo; Descontinuísmo; Conhecimento Escolar; Conhecimento Cotidiano
Classificações
Nível escolar
Geral
Geral
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Filosofia da Ciência
Filosofia da Ciência