Análise da multimodalidade em livros didáticos de Biologia e contribuição para a prática docente.

Título
Análise da multimodalidade em livros didáticos de Biologia e contribuição para a prática docente.
Autor
Daniella Cristina Januário Ribeiro Lopes
Orientação
Francisco Ângelo Coutinho
Instituição
PUC-MG
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2010
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
A presente pesquisa teve por objetivo analisar unidades selecionadas dos livros didáticos de Biologia sob perspectiva da multimodalidade textual para a elaboração de um módulo didático aplicável aos licenciandos do curso de Ciências Biológicas. Os pressupostos teóricos basearam-se nos fundamentos de Baldry e Thibault, que estabelecem três categorias de análise: a estrutura hierárquica do texto, os caminhos de leitura e a integração texto-imagem. Este último fundamenta-se no Princípio da Integração de Recursos presente nos textos multimodais que apresentam maior grau de abstração uma vez que integram vários recursos semióticos. Foram selecionados para a análise capítulos de quatro livros de biologia do Ensino Médio recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio – PNLEM/2009, do Ministério da Educação. Após análise das unidades sobre Desenvolvimento Embrionário, foi elaborado e aplicado um questionário a 30 acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, da Fundação Helena Antipoff, Ibirité - MG. que contemplava uma análise perceptiva sobre a multimodalidade dos livros, sem instruções prévias. Os quatro livros analisados apresentam textos multimodais, sendo alguns mais multimodais que outros, por combinar recursos semióticos tradicionais (linguagem verbal) com recursos mais modernos como o uso de cores chamativas e de fotografias obtidas a partir de microscópio eletrônico. Após análise dos questionários, percebeu-se que os alunos identificavam o melhor livro como aquele que apresentava predominância de imagens coloridas e grandes. Também afirmaram que imagens, localizadas próximas ao texto, facilitavam a aprendizagem. A elaboração e disponibilização de um módulo didático gravado em vídeo, tido como produto do mestrado profissionalizante, foi fundamental para a consolidação da importância do tema, pois contribuiu para a aproximação e reconhecimento dos textos multimodais fazendo-se perceber a aplicabilidade dos mesmos na construção de significados por parte dos alunos e professores.
Palavras Chave
multimodalidade textual, livro didático, Biologia.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Recursos Didáticos