Contribuição do projeto "Ciências vai à escola" para o ensino de Ciências e de Química
Título
Contribuição do projeto "Ciências vai à escola" para o ensino de Ciências e de Química
Contribuição do projeto "Ciências vai à escola" para o ensino de Ciências e de Química
Educação
Autor
Ednéia Tavares Lopes
Ednéia Tavares Lopes
Orientação
Mauricéa Nunes
Mauricéa Nunes
Instituição
UFMT
UFMT
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Educação
Instituto de Educação
Ano
2000
2000
Cidade / UF
Cuiabá/MT
Cuiabá/MT
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Este trabalho teve como objetivo estudar o projeto "Ciências vai à Escola", desenvolvido no período de março de 1990 a março de 1992, pela área de Ensino de Química, do Departamento de Química da UFMT, procurando investigar o seu surgimento, identificar as ações desenvolvidas e suas possíveis contribuições para o ensino de Ciências. Para a análise deste trabalho, adotou-se como referência metodológica, o estudo de caso numa perspectiva histórica. As coletas de dados foram realizadas através de análises documentais e de entrevistas semi-estruturadas. A análise dos dados mostrou que a origem deste projeto esteve diretamente relacionada com o desenvolvimento do NAEC - Núcleo de Apoio ao Ensino de Ciências, criado em 1978, com o objetivo de prestar apoio ao ensino de Ciências do 1º e 2º graus, no estado de Mato Grosso. As ações do projeto "Ciências vai à escola" resumiram-se basicamente em visitas às escolas, formação de grupos de estudos, assessorias e realização de Seminários. No período do desenvolvimento do projeto "Ciências vai à Escola", a proposta metodológica ainda baseava-se no Método da Redescoberta, que tinha como proposta básica de atividade a vivência do método científico. A influência e a contribuição do projeto foram analisadas do ponto de vista dos executores e dos participantes. Considerando os objetivos do projeto analisado, pôde-se concluir que este alcançou seus objetivos, no sentido de que possibilitou a formação dos grupos de estudos, colocou os professores da UFMT e os alunos do curso de Licenciatura Plena em Química mais próximos da realidade das escolas públicas e viabilizou a integração entre os órgãos responsáveis pela Educação.
Este trabalho teve como objetivo estudar o projeto "Ciências vai à Escola", desenvolvido no período de março de 1990 a março de 1992, pela área de Ensino de Química, do Departamento de Química da UFMT, procurando investigar o seu surgimento, identificar as ações desenvolvidas e suas possíveis contribuições para o ensino de Ciências. Para a análise deste trabalho, adotou-se como referência metodológica, o estudo de caso numa perspectiva histórica. As coletas de dados foram realizadas através de análises documentais e de entrevistas semi-estruturadas. A análise dos dados mostrou que a origem deste projeto esteve diretamente relacionada com o desenvolvimento do NAEC - Núcleo de Apoio ao Ensino de Ciências, criado em 1978, com o objetivo de prestar apoio ao ensino de Ciências do 1º e 2º graus, no estado de Mato Grosso. As ações do projeto "Ciências vai à escola" resumiram-se basicamente em visitas às escolas, formação de grupos de estudos, assessorias e realização de Seminários. No período do desenvolvimento do projeto "Ciências vai à Escola", a proposta metodológica ainda baseava-se no Método da Redescoberta, que tinha como proposta básica de atividade a vivência do método científico. A influência e a contribuição do projeto foram analisadas do ponto de vista dos executores e dos participantes. Considerando os objetivos do projeto analisado, pôde-se concluir que este alcançou seus objetivos, no sentido de que possibilitou a formação dos grupos de estudos, colocou os professores da UFMT e os alunos do curso de Licenciatura Plena em Química mais próximos da realidade das escolas públicas e viabilizou a integração entre os órgãos responsáveis pela Educação.
Palavras Chave
Projeto; Ciências; Escola
Projeto; Ciências; Escola
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
Área do conteudo
Química, Geral
Química, Geral
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas