Biotecnologia e transgênicos: representações sociais de professores de Ciências.
Título
Biotecnologia e transgênicos: representações sociais de professores de Ciências.
Biotecnologia e transgênicos: representações sociais de professores de Ciências.
Autor
Elenise Rocha Lopes
Elenise Rocha Lopes
Orientação
Moacir Wuo
Moacir Wuo
Instituição
UMC
UMC
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2006
2006
Cidade / UF
Mogi das Cruzes/SP
Mogi das Cruzes/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi explorar e analisar as Representações sociais de professores de ciências do Ensino Fundamental sobre Biotecnologia e Transgênicos. Participaram como voluntários desta pesquisa 32 professores de Ciências da Rede Pública estadual do município de Mauá no estado de São Paulo. Utilizou-se um questionário com 20 questões fechadas e 17 abertas, visando à identificação do pesquisado, suas representações sobre Biotecnologia e sobre o ensino, além de um espaço para manifestação pessoal. As respostas dadas às questões abertas foram analisadas e categorizadas de acordo com a teoria de Análise de Conteúdo, as frequências dos argumentos das categorias, assim como as respostas dadas às questões fechadas, foram apresentadas em porcentagens. Os resultados demonstraram representações duvidosas e negativas a respeito dos transgênicos e sua relação com os PCN, que demonstraram ser pouco utilizados nas escolas. A pesquisa apresentou um quadro de indefinições e contradições quanto às representações dos professores em relação aos avanços da Ciência e Tecnologia, demonstrando um distanciamento dos conceitos científicos nesta área, necessários para se lecionar este conteúdo na disciplina de Ciências no Ensino Fundamental. A partir dos resultados da pesquisa acredita-se que há necessidade de se repensar a formação dos professores em exercício quanto ao tema Biotecnologia e os Transgênicos, além do estudo e uso continuado dos PCN nas unidades escolares.
O objetivo desta pesquisa foi explorar e analisar as Representações sociais de professores de ciências do Ensino Fundamental sobre Biotecnologia e Transgênicos. Participaram como voluntários desta pesquisa 32 professores de Ciências da Rede Pública estadual do município de Mauá no estado de São Paulo. Utilizou-se um questionário com 20 questões fechadas e 17 abertas, visando à identificação do pesquisado, suas representações sobre Biotecnologia e sobre o ensino, além de um espaço para manifestação pessoal. As respostas dadas às questões abertas foram analisadas e categorizadas de acordo com a teoria de Análise de Conteúdo, as frequências dos argumentos das categorias, assim como as respostas dadas às questões fechadas, foram apresentadas em porcentagens. Os resultados demonstraram representações duvidosas e negativas a respeito dos transgênicos e sua relação com os PCN, que demonstraram ser pouco utilizados nas escolas. A pesquisa apresentou um quadro de indefinições e contradições quanto às representações dos professores em relação aos avanços da Ciência e Tecnologia, demonstrando um distanciamento dos conceitos científicos nesta área, necessários para se lecionar este conteúdo na disciplina de Ciências no Ensino Fundamental. A partir dos resultados da pesquisa acredita-se que há necessidade de se repensar a formação dos professores em exercício quanto ao tema Biotecnologia e os Transgênicos, além do estudo e uso continuado dos PCN nas unidades escolares.
Palavras Chave
representação social, biotecnologia, transgênicos.
representação social, biotecnologia, transgênicos.
Classificações
Nível escolar
Geral
Geral
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor