Biotecnologia e transgênicos: representações sociais de professores de Ciências.

Título
Biotecnologia e transgênicos: representações sociais de professores de Ciências.
Autor
Elenise Rocha Lopes
Orientação
Moacir Wuo
Instituição
UMC
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2006
Cidade / UF
Mogi das Cruzes/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi explorar e analisar as Representações sociais de professores de ciências do Ensino Fundamental sobre Biotecnologia e Transgênicos. Participaram como voluntários desta pesquisa 32 professores de Ciências da Rede Pública estadual do município de Mauá no estado de São Paulo. Utilizou-se um questionário com 20 questões fechadas e 17 abertas, visando à identificação do pesquisado, suas representações sobre Biotecnologia e sobre o ensino, além de um espaço para manifestação pessoal. As respostas dadas às questões abertas foram analisadas e categorizadas de acordo com a teoria de Análise de Conteúdo, as frequências dos argumentos das categorias, assim como as respostas dadas às questões fechadas, foram apresentadas em porcentagens. Os resultados demonstraram representações duvidosas e negativas a respeito dos transgênicos e sua relação com os PCN, que demonstraram ser pouco utilizados nas escolas. A pesquisa apresentou um quadro de indefinições e contradições quanto às representações dos professores em relação aos avanços da Ciência e Tecnologia, demonstrando um distanciamento dos conceitos científicos nesta área, necessários para se lecionar este conteúdo na disciplina de Ciências no Ensino Fundamental. A partir dos resultados da pesquisa acredita-se que há necessidade de se repensar a formação dos professores em exercício quanto ao tema Biotecnologia e os Transgênicos, além do estudo e uso continuado dos PCN nas unidades escolares.
Palavras Chave
representação social, biotecnologia, transgênicos.

Classificações

Nível escolar
Geral
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Características do Professor