A construção dos saberes docentes e a relação de identificação no estágio supervisionado de Biologia.

Título
A construção dos saberes docentes e a relação de identificação no estágio supervisionado de Biologia.
Autor
Francisca Michelli Lopes
Orientação
Sergio de Mello Arruda
Instituição
UEL
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2007
Cidade / UF
Londrina/PR
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Este trabalho teve como objetivo investigar a formação inicial de professores de Biologia e Ciências, os saberes construídos no período de estágio supervisionado, bem como abordar elementos que auxiliem na compreensão da construção da identidade profissional. Participam dessa pesquisa estagiários do quarto ano do curso de Ciências Biológicas, cujos dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas. Durante as entrevistas o estagiário era questionado sobre escolha do curso, o seu contato inicial com a sala de aula. Para a análise dos dados utilizou-se os saberes docentes propostos por Tardif e alguns conceitos da teoria psicanalítica, em particular o conceito de identificação. Apontamos que o processo de construção da identidade docente do estagiário tem raízes, na maioria das vezes em sua experiência prévia enquanto aluno, sob influência do ambiente escolar e familiar. Ao inserir-se na sala de aula e ocupar a posição de professor, o estagiário parece construir-se a partir de um traço que é a marca do seu discurso e pelo qual vai construindo a si mesmo como professor e seus saberes docentes.
Palavras Chave
Formação Inicial, Saberes Docentes, Estágio, Identificação e Identidade Docente, pscicanálise.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Características do Professor