A comunicação como estratégia de gestão das instituições públicas de ensino superior.Estudo de caso: Universidade Federal do Ceará.
Título
A comunicação como estratégia de gestão das instituições públicas de ensino superior.Estudo de caso: Universidade Federal do Ceará.
A comunicação como estratégia de gestão das instituições públicas de ensino superior.Estudo de caso: Universidade Federal do Ceará.
Autor
Francisco Wagner de Oliveira Lopes
Francisco Wagner de Oliveira Lopes
Orientação
Andre Haguette
Andre Haguette
Instituição
UFC
UFC
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2009
2009
Cidade / UF
Fortaleza/CE
Fortaleza/CE
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Esse trabalho é um estudo de como é feita a comunicação externa pelas universidades públicas, particularmente a Universidade Federal do Ceará. Nos três primeiros capítulos é realizado um estudo bibliográfico de como são formadas e mantidas as imagens das instituições e também são revistas algumas das principais teorias da comunicação e seus efeitos sobre a opinião pública. Posteriormente são analisadas as ferramentas e os veículos de comunicação utilizados pela UFC e as conseqüências dessa forma de comunicação para a imagem e a percepção que as pessoas têm da Universidade. O universo pesquisado foram os alunos que ingressaram na instituição no segundo semestre de 2008. Com apenas um mês de aulas esses alunos, teoricamente, seriam os menos influenciados pelo contato com a instituição e teriam uma imagem mais próxima da imagem mantida pelo público externo. De forma aleatória foram sorteados e pesquisados os cursos de: Comunicação Social, Administração, Enfermagem, Odontologia, Ciências Biológicas e Arquitetura e Urbanismo. Os resultados apontam para uma imagem forte de boa qualidade do ensino da UFC, porém, com os principais componentes desse ensino como instalações, laboratórios, recursos didáticos e motivação dos professores, contraditoriamente, com imagens não muito favoráveis perante o universo pesquisado. Outras questões, no entanto, como a forma com que a mídia aborda os acontecimentos na UFC e a pequena presença desta nos chamados veículos de comunicação de massa podem sugerir explicações para o fato. A idéia final é de que essa pesquisa pode se tornar um indicador importante para outros trabalhos que possam vir a ser realizados sobre o tema.
Esse trabalho é um estudo de como é feita a comunicação externa pelas universidades públicas, particularmente a Universidade Federal do Ceará. Nos três primeiros capítulos é realizado um estudo bibliográfico de como são formadas e mantidas as imagens das instituições e também são revistas algumas das principais teorias da comunicação e seus efeitos sobre a opinião pública. Posteriormente são analisadas as ferramentas e os veículos de comunicação utilizados pela UFC e as conseqüências dessa forma de comunicação para a imagem e a percepção que as pessoas têm da Universidade. O universo pesquisado foram os alunos que ingressaram na instituição no segundo semestre de 2008. Com apenas um mês de aulas esses alunos, teoricamente, seriam os menos influenciados pelo contato com a instituição e teriam uma imagem mais próxima da imagem mantida pelo público externo. De forma aleatória foram sorteados e pesquisados os cursos de: Comunicação Social, Administração, Enfermagem, Odontologia, Ciências Biológicas e Arquitetura e Urbanismo. Os resultados apontam para uma imagem forte de boa qualidade do ensino da UFC, porém, com os principais componentes desse ensino como instalações, laboratórios, recursos didáticos e motivação dos professores, contraditoriamente, com imagens não muito favoráveis perante o universo pesquisado. Outras questões, no entanto, como a forma com que a mídia aborda os acontecimentos na UFC e a pequena presença desta nos chamados veículos de comunicação de massa podem sugerir explicações para o fato. A idéia final é de que essa pesquisa pode se tornar um indicador importante para outros trabalhos que possam vir a ser realizados sobre o tema.
Palavras Chave
imagem, comunicação, percepção.
imagem, comunicação, percepção.
Classificações
Nível escolar
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Área do conteudo
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Foco Temático
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