Brincando com vetores - uma análise das grandezas vetoriais no ensino médio
Título
Brincando com vetores - uma análise das grandezas vetoriais no ensino médio
Brincando com vetores - uma análise das grandezas vetoriais no ensino médio
Autor
Gláucia Lopes
Gláucia Lopes
Orientação
Norberto Cardoso Ferreira
Norberto Cardoso Ferreira
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física
Instituto de Física
Ano
2001
2001
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Neste trabalho examinamos uma proposta de ensino para as grandezas físicas vetoriais presentes no primeiro ano do ensino médio, baseada na utilização de materiais lúdicos. Em síntese o problema desta pesquisa repousa no fato de que o ensino de vetores, ou melhor das grandezas físicas vetoriais, na forma como vem sendo realizado nas escolas não tem colaborado para gerar uma aprendizagem adequada aos educandos. Especificamente, propomos e analisamos as atividades lúdicas do projeto RIPE (Rede de Instrumentação para o Ensino) relacionadas aos conteúdos de Cinemática. Cada atividade de ensino apresentada é analisada de acordo com o processo ensino-aprendizagem vivenciados em sala de aula por uma turma de alunos. Além disso, fizemos um levantamento do modo como os vetores surgem no ensino de Física, e a forma de representação que os alunos possuem para as grandezas físicas consideradas vetoriais.
Neste trabalho examinamos uma proposta de ensino para as grandezas físicas vetoriais presentes no primeiro ano do ensino médio, baseada na utilização de materiais lúdicos. Em síntese o problema desta pesquisa repousa no fato de que o ensino de vetores, ou melhor das grandezas físicas vetoriais, na forma como vem sendo realizado nas escolas não tem colaborado para gerar uma aprendizagem adequada aos educandos. Especificamente, propomos e analisamos as atividades lúdicas do projeto RIPE (Rede de Instrumentação para o Ensino) relacionadas aos conteúdos de Cinemática. Cada atividade de ensino apresentada é analisada de acordo com o processo ensino-aprendizagem vivenciados em sala de aula por uma turma de alunos. Além disso, fizemos um levantamento do modo como os vetores surgem no ensino de Física, e a forma de representação que os alunos possuem para as grandezas físicas consideradas vetoriais.
Palavras Chave
ensino; aprendizagem; ensino de vetores; projeto ripe
ensino; aprendizagem; ensino de vetores; projeto ripe
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método