Brincando com vetores - uma análise das grandezas vetoriais no ensino médio

Título
Brincando com vetores - uma análise das grandezas vetoriais no ensino médio
Autor
Gláucia Lopes
Orientação
Norberto Cardoso Ferreira
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física
Ano
2001
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Neste trabalho examinamos uma proposta de ensino para as grandezas físicas vetoriais presentes no primeiro ano do ensino médio, baseada na utilização de materiais lúdicos. Em síntese o problema desta pesquisa repousa no fato de que o ensino de vetores, ou melhor das grandezas físicas vetoriais, na forma como vem sendo realizado nas escolas não tem colaborado para gerar uma aprendizagem adequada aos educandos. Especificamente, propomos e analisamos as atividades lúdicas do projeto RIPE (Rede de Instrumentação para o Ensino) relacionadas aos conteúdos de Cinemática. Cada atividade de ensino apresentada é analisada de acordo com o processo ensino-aprendizagem vivenciados em sala de aula por uma turma de alunos. Além disso, fizemos um levantamento do modo como os vetores surgem no ensino de Física, e a forma de representação que os alunos possuem para as grandezas físicas consideradas vetoriais.
Palavras Chave
ensino; aprendizagem; ensino de vetores; projeto ripe

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método