Fragamentações e aproximações entre matemática e física no contexto escolar: problematizando o conceito de função afim
Título
Fragamentações e aproximações entre matemática e física no contexto escolar: problematizando o conceito de função afim
Fragamentações e aproximações entre matemática e física no contexto escolar: problematizando o conceito de função afim
Educação Científica e Tecnológica
Autor
Janice Pereira Lopes
Janice Pereira Lopes
Orientação
Jose Andre Peres Angotti
Jose Andre Peres Angotti
Instituição
UFSC
UFSC
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e
Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e
Ano
2004
2004
Cidade / UF
Florianópolis/SC
Florianópolis/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O presente trabalho teve como preocupação central à investigação do processo de construção e compreensão do conceito de função afim, no contexto atual do ensino de Matemática, apontando suas fragilidades e possibilidades de superação, bem como sua ligação com os fenômenos naturais, estudados na Física. Também tivemos a preocupação de discutir, e identificar, as potencialidades oriundas das interações conceituais entre as dimensões do ensino e da aprendizagem de Matemática e Física por meio da construção do conceito de função afim. Para tanto, vinculamos nossa proposta a uma análise sistemática dos aspectos relativos à superação do cenário estabelecido no ensino atual. Nesse sentido, articulamos nossos objetivos a uma proposta alternativa para o ensino do conceito de função afim, através da abordagem conceitual e dos conceitos unificadores. Acreditamos que a associação desses elementos permite compreender o conceito de função afim, para além da Matemática, e proporciona aproximações entre o ensino desta com a disciplina de Física. Tais aproximações se efetivam na medida em que a construção de conhecimentos matemáticos, inerentes ao conceito de função afim, é vinculada a conceitos trabalhados no trato de fenômenos físicos, estudados na Física.
O presente trabalho teve como preocupação central à investigação do processo de construção e compreensão do conceito de função afim, no contexto atual do ensino de Matemática, apontando suas fragilidades e possibilidades de superação, bem como sua ligação com os fenômenos naturais, estudados na Física. Também tivemos a preocupação de discutir, e identificar, as potencialidades oriundas das interações conceituais entre as dimensões do ensino e da aprendizagem de Matemática e Física por meio da construção do conceito de função afim. Para tanto, vinculamos nossa proposta a uma análise sistemática dos aspectos relativos à superação do cenário estabelecido no ensino atual. Nesse sentido, articulamos nossos objetivos a uma proposta alternativa para o ensino do conceito de função afim, através da abordagem conceitual e dos conceitos unificadores. Acreditamos que a associação desses elementos permite compreender o conceito de função afim, para além da Matemática, e proporciona aproximações entre o ensino desta com a disciplina de Física. Tais aproximações se efetivam na medida em que a construção de conhecimentos matemáticos, inerentes ao conceito de função afim, é vinculada a conceitos trabalhados no trato de fenômenos físicos, estudados na Física.
Palavras Chave
Matemática; Física; Função Afim; Ensino-Aprendizagem.
Matemática; Física; Função Afim; Ensino-Aprendizagem.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método