Concepções de licenciandos sobre ensino e aprendizagem: análise e uma disciplina de prática de ensino de ciências Biológicas.

Título
Concepções de licenciandos sobre ensino e aprendizagem: análise e uma disciplina de prática de ensino de ciências Biológicas.
Autor
Manuela Gomes Lopes
Orientação
Sergio Dias Cirino
Instituição
UFMG
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2007
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
O presente trabalho investigou, no primeiro semestre letivo de 2006, a disciplina Prática de Ensino de Ciências Biológicas do curso de licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública brasileira. O objetivo geral foi caracterizar o modo como os temas “ensino” e “aprendizagem” foram nela apresentados, e identificar concepções de licenciandos em relação aos mesmos. A observação sistemática da disciplina, com registro audiovisual e em caderno de campo, possibilitou sua caracterização e análise. Por meio de entrevistas semi-estruturadas, identificaram-se concepções de licenciandos relacionadas ao ensino e à aprendizagem, de maneira geral, e ao ensino e à aprendizagem de ciências, em específico. Constata-se que os temas “ensino” e “aprendizagem” foram abordados em vários momentos da disciplina que, por sua vez, configurou-se como espaço propiciador de debates e reflexões relativas a aspectos da formação docente. Os licenciandos revelaram, em suas respostas às questões das entrevistas, uma diversidade de elementos. Expressaram, em suas concepções, múltiplas dimensões dos processos de ensino e aprendizagem, que puderam ser analisadas sob o enfoque de várias teorias, em particular do campo da Psicologia. Foram estabelecidas aproximações entre as concepções expressas e foram indicados aspectos comuns às respostas dos entrevistados. Ressaltaram-se articulações entre as duas situações da pesquisa (observações e entrevistas). Evidenciou-se a relação estreita existente entre ensino e aprendizagem e ensino e aprendizagem de ciências.
Palavras Chave
psicologia da educação, aprendizagem, formação inicial, concepções de professores.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Formação de Professores