Concepções de licenciandos sobre ensino e aprendizagem: análise e uma disciplina de prática de ensino de ciências Biológicas.
Título
Concepções de licenciandos sobre ensino e aprendizagem: análise e uma disciplina de prática de ensino de ciências Biológicas.
Concepções de licenciandos sobre ensino e aprendizagem: análise e uma disciplina de prática de ensino de ciências Biológicas.
Autor
Manuela Gomes Lopes
Manuela Gomes Lopes
Orientação
Sergio Dias Cirino
Sergio Dias Cirino
Instituição
UFMG
UFMG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2007
2007
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O presente trabalho investigou, no primeiro semestre letivo de 2006, a disciplina Prática de Ensino de Ciências Biológicas do curso de licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública brasileira. O objetivo geral foi caracterizar o modo como os temas “ensino” e “aprendizagem” foram nela apresentados, e identificar concepções de licenciandos em relação aos mesmos. A observação sistemática da disciplina, com registro audiovisual e em caderno de campo, possibilitou sua caracterização e análise. Por meio de entrevistas semi-estruturadas, identificaram-se concepções de licenciandos relacionadas ao ensino e à aprendizagem, de maneira geral, e ao ensino e à aprendizagem de ciências, em específico. Constata-se que os temas “ensino” e “aprendizagem” foram abordados em vários momentos da disciplina que, por sua vez, configurou-se como espaço propiciador de debates e reflexões relativas a aspectos da formação docente. Os licenciandos revelaram, em suas respostas às questões das entrevistas, uma diversidade de elementos. Expressaram, em suas concepções, múltiplas dimensões dos processos de ensino e aprendizagem, que puderam ser analisadas sob o enfoque de várias teorias, em particular do campo da Psicologia. Foram estabelecidas aproximações entre as concepções expressas e foram indicados aspectos comuns às respostas dos entrevistados. Ressaltaram-se articulações entre as duas situações da pesquisa (observações e entrevistas). Evidenciou-se a relação estreita existente entre ensino e aprendizagem e ensino e aprendizagem de ciências.
O presente trabalho investigou, no primeiro semestre letivo de 2006, a disciplina Prática de Ensino de Ciências Biológicas do curso de licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública brasileira. O objetivo geral foi caracterizar o modo como os temas “ensino” e “aprendizagem” foram nela apresentados, e identificar concepções de licenciandos em relação aos mesmos. A observação sistemática da disciplina, com registro audiovisual e em caderno de campo, possibilitou sua caracterização e análise. Por meio de entrevistas semi-estruturadas, identificaram-se concepções de licenciandos relacionadas ao ensino e à aprendizagem, de maneira geral, e ao ensino e à aprendizagem de ciências, em específico. Constata-se que os temas “ensino” e “aprendizagem” foram abordados em vários momentos da disciplina que, por sua vez, configurou-se como espaço propiciador de debates e reflexões relativas a aspectos da formação docente. Os licenciandos revelaram, em suas respostas às questões das entrevistas, uma diversidade de elementos. Expressaram, em suas concepções, múltiplas dimensões dos processos de ensino e aprendizagem, que puderam ser analisadas sob o enfoque de várias teorias, em particular do campo da Psicologia. Foram estabelecidas aproximações entre as concepções expressas e foram indicados aspectos comuns às respostas dos entrevistados. Ressaltaram-se articulações entre as duas situações da pesquisa (observações e entrevistas). Evidenciou-se a relação estreita existente entre ensino e aprendizagem e ensino e aprendizagem de ciências.
Palavras Chave
psicologia da educação, aprendizagem, formação inicial, concepções de professores.
psicologia da educação, aprendizagem, formação inicial, concepções de professores.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores