Alfabetização científica no contexto das séries iniciais

Título
Alfabetização científica no contexto das séries iniciais
Educação Científica e Tecnológica
Autor
Leonir Lorenzetti
Orientação
Demétrio Delizoicov
Instituição
UFSC
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências da Educação
Ano
2000
Cidade / UF
Florianópolis/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
A alfabetização científica no contexto das séries inicias é o objeto de estudo desta dissertação. Considerando-se que esta temática é pouco discutida nos meios educacionais brasileiros, o trabalho apresenta as discussões que giram em torno do tema em vários países, demonstrando como ele vem sendo debatido e contribuindo para a melhoria do ensino de Ciências Naturais. As referências bibliográficas investigadas balizaram a pesquisa documental, que mapeou o tema, ao mesmo tempo que permitiram a elaboração de categorias de análise que contribuirão no debate de iniciativas didático-metodológicas visando a ampliação da alfabetização científica. Estes dados bibliográficos, aliados ao estudo da alfabetização, propiciaram o desenvolvimento de um conceito de alfabetização para as séries iniciais.
Palavras Chave
Alfabetização Científica; Séries Iniciais; Pesquisa Documental

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Currículos e Programas