Concepções de tecnologia: uma contribuição para a formação de professores das escolas técnicas

Título
Concepções de tecnologia: uma contribuição para a formação de professores das escolas técnicas
Educação
Autor
Solange Maria Loureiro
Orientação
Arden Zylbersztajn
Instituição
UFSC
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências da Educação
Ano
1996
Cidade / UF
Florianópolis/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Tendo como pressuposto que a escola tem um papel social importante e que cabe à Escola Técnica Federal de Santa Catarina (ETF/SC) formar "cidadãos-técnicos", ou seja, fornecer subsídios para que seus alunos consigam atuar como tais, entendemos que o professor tem papel essencial nesse contexto. Nesta pesquisa procuramos [entrevistar os professores] que atuam nos vários cursos da Escola para [caracterizar a forma como eles concebem a tecnologia e a educação tecnológica], e, ainda, como essas concepções se traduzem em suas disciplinas. Após a análise das entrevistas, percebemos, que falta clareza a esses professores com relação a certos aspectos que envolvem a [ciência-tecnologia e suas implicações com a sociedade]. Nossa contribuição foi no sentido de explicitar algumas [concepções de tecnologia] que deverão fazer parte do [currículo dos cursos de formação] deles, tendo em vista que os atuais Esquemas I e II não priorizam estas reflexões em suas abordagens. Essas concepções poderão auxiliar os professores a contextualizar melhor a categoria tecnologia de acordo com seus pressupostos e suas perspectivas de intervenção, permitindo conferir-lhe um significado mais amplo derivado de suas [dimensões sociotecnológicas, organizativa e cultural].
Palavras Chave
Escola; Cidadãos-Técnicos; Tecnologia.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Características do Professor