Um olhar diferenciado no ensino médio de química: dificuldades, rejeição e mitos.

Título
Um olhar diferenciado no ensino médio de química: dificuldades, rejeição e mitos.
Educação em Ciências e Matemáticas
Autor
Maria Olinda Dias de Lucena
Orientação
Rosália Maria Ribeiro de Aragão
Instituição
UFPA
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2008
Cidade / UF
Belém/PA
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Na presente pesquisa, objetivei investigar para identificar aspectos pedagógicos e sociais que se configuram como mitos e trazem dificuldades para o estudante do ensino médio chegar à aprendizagem significativa de conceitos e processos químicos, de forma tal que, ao gerar conseqüências, provocam rejeição à química quer como disciplina quer como ciência. Alguns dos princípios que fundaram esta investigação advieram da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel para explicar as limitações e restrições advindas da aprendizagem puramente mecânica e explicitar os termos e as condições de ensino que propicie aprendizagem significativa. Para explicar e compreender os termos da rejeição à química busco apoio em Maldaner, Schnetzler e Aragão, seguindo com Rocha e Campbell para entender o mito como obstáculo para o entendimento da ciência pelo cultivo de pensamentos oriundos do senso comum. Os sujeitos da pesquisa por mim definidos foram 15 alunos do ensino médio de uma escola pública estadual de educação básica. O instrumento de coleta utilizado para obter dados dos sujeitos foi um questionário relativo a dificuldades encontradas pelos estudantes concernentes à aprendizagem de química e a aulas de química, constituído de dez perguntas de forma enfocar e compreender suas idéias e posições sobre a Química e o Ensino de Química que é confrontado na escola e na sociedade. Na análise realizada, deparei-me com respostas do tipo todas as aulas são iguais, a química é um saco, odeio química, química é difícil, significando que os estudantes não conseguiam atribuir sentido e significados à sua aprendizagem. A relevância desta pesquisa se encontra justamente na abordagem das dificuldades encontradas no ensino da química escolar, da suposta rejeição da química como ciência e como disciplina, bem como dos mitos sobre malefícios da química, presentes na sociedade e na escola, sem que seja propiciada, em âmbito escolar, compreensão da relação positiva entre Química e Vida. Em linhas gerais, assinalo, à guisa de conclusão, que as dificuldades encontradas no ensino médio de química, os mitos e as razões de rejeição desta ciência/disciplina implicam em fatores restritos e restritivos do ensino e da aprendizagem relativos ao ensino sem contextualização, ao conteúdo fragmentado e à memorização dos conteúdos deixando de lado aspectos cognitivos do aluno e as relações compreensivas entre Ciência e Vida.
Palavras Chave
Aprendizagem da Química - Dificuldades do Ensino de Química - Mitos da ciência - Rejeição a conteúdos escolares Ensino Básico

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Foco Temático
Características do Aluno