A disciplina Psicologia da Educação e a prática docente em Ciências Naturais.
Título
A disciplina Psicologia da Educação e a prática docente em Ciências Naturais.
A disciplina Psicologia da Educação e a prática docente em Ciências Naturais.
Autor
Cibele da Silva Lucion
Cibele da Silva Lucion
Orientação
Paulo Rômulo de Oliveira Frota
Paulo Rômulo de Oliveira Frota
Instituição
UNESC
UNESC
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2009
2009
Cidade / UF
Criciúma/SC
Criciúma/SC
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
A análise das contribuições da disciplina Psicologia da Educação para a prática docente dos licenciados em Ciências Naturais (Matemática, Física, Química e Biologia) se constituiu no objetivo geral desta pesquisa. Esta é um estudo exploratório junto a uma amostra de 16 professores, sendo quatro de cada curso, realizado na cidade de Criciúma/SC. Utilizou-se uma entrevista semiestruturada e análise de conteúdo apresentada em categorias, a partir das falas dos sujeitos. A Psicologia da Educação foi implantada nos currículos das licenciaturas do Brasil a partir dos anos de 1960 com o propósito de respaldar os futuros professores sobre os conhecimentos acerca do desenvolvimento humano e da aprendizagem. Inicialmente, a disciplina era mais uma adaptação da Psicologia Clínica à Educação e, portanto, bastante limitada por não abranger as questões educacionais com mais profundidade. Já por volta dos meados de 1970 e os anos de 1980 a disciplina de Psicologia da Educação amplia os seus objetos de estudo, aproximando-se mais da realidade educacional, pois foi forçada pelas críticas resultantes das pesquisas na área da Educação. Constatou-se que os discursos de aproximação entre Psicologia e Educação se encontram mais em nível de pesquisas acadêmicas, não atingindo ainda, segundo os entrevistados, a maneira como a disciplina é ministrada nas licenciaturas. Embora seja reconhecida a importância de tal disciplina, os licenciados em Ciências Naturais encontram dificuldades de associá-la aos seus contextos enquanto profissionais da educação. Conclui-se que, na maioria das vezes, os conteúdos são ministrados de forma desconecta com a realidade dos licenciados, focando em temáticas que não correspondem ao interesses reais dos professores da área das Ciências Naturais e, ainda, não aprofundando as principais contribuições das teorias da aprendizagem. Em muitos casos, percebe-se pelas falas dos entrevistados, a projeção excessiva do olhar clínico do psicólogo/docente na disciplina. Considera-se que a maioria dos licenciados em Ciências Naturais que compuseram a amostra não consegue relacionar a disciplina com suas práticas diárias por não possuir embasamento teórico-prático que lhes permita a contextualização desta com a realidade vivenciada na escola.
A análise das contribuições da disciplina Psicologia da Educação para a prática docente dos licenciados em Ciências Naturais (Matemática, Física, Química e Biologia) se constituiu no objetivo geral desta pesquisa. Esta é um estudo exploratório junto a uma amostra de 16 professores, sendo quatro de cada curso, realizado na cidade de Criciúma/SC. Utilizou-se uma entrevista semiestruturada e análise de conteúdo apresentada em categorias, a partir das falas dos sujeitos. A Psicologia da Educação foi implantada nos currículos das licenciaturas do Brasil a partir dos anos de 1960 com o propósito de respaldar os futuros professores sobre os conhecimentos acerca do desenvolvimento humano e da aprendizagem. Inicialmente, a disciplina era mais uma adaptação da Psicologia Clínica à Educação e, portanto, bastante limitada por não abranger as questões educacionais com mais profundidade. Já por volta dos meados de 1970 e os anos de 1980 a disciplina de Psicologia da Educação amplia os seus objetos de estudo, aproximando-se mais da realidade educacional, pois foi forçada pelas críticas resultantes das pesquisas na área da Educação. Constatou-se que os discursos de aproximação entre Psicologia e Educação se encontram mais em nível de pesquisas acadêmicas, não atingindo ainda, segundo os entrevistados, a maneira como a disciplina é ministrada nas licenciaturas. Embora seja reconhecida a importância de tal disciplina, os licenciados em Ciências Naturais encontram dificuldades de associá-la aos seus contextos enquanto profissionais da educação. Conclui-se que, na maioria das vezes, os conteúdos são ministrados de forma desconecta com a realidade dos licenciados, focando em temáticas que não correspondem ao interesses reais dos professores da área das Ciências Naturais e, ainda, não aprofundando as principais contribuições das teorias da aprendizagem. Em muitos casos, percebe-se pelas falas dos entrevistados, a projeção excessiva do olhar clínico do psicólogo/docente na disciplina. Considera-se que a maioria dos licenciados em Ciências Naturais que compuseram a amostra não consegue relacionar a disciplina com suas práticas diárias por não possuir embasamento teórico-prático que lhes permita a contextualização desta com a realidade vivenciada na escola.
Palavras Chave
Psicologia da Educação, ensino de Ciências, formação de professor.
Psicologia da Educação, ensino de Ciências, formação de professor.
Classificações
Nível escolar
Geral
Geral
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor