O conteúdo de gravitação nos livros didáticos de Física: uma análise numa perspectiva inter e transdisciplinar.
Título
O conteúdo de gravitação nos livros didáticos de Física: uma análise numa perspectiva inter e transdisciplinar.
O conteúdo de gravitação nos livros didáticos de Física: uma análise numa perspectiva inter e transdisciplinar.
Autor
Fábio Rodrigo Lucisano
Fábio Rodrigo Lucisano
Orientação
Marcos Cesar Danhoni Neves
Marcos Cesar Danhoni Neves
Instituição
UEM
UEM
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências Exatas
Centro de Ciências Exatas
Ano
2010
2010
Cidade / UF
Maringá/PR
Maringá/PR
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Este trabalho consiste na análise dos livros didáticos de física (do professor) indicados pelo Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio (PNLEM), inscritos no PNLEM/2007, para verificarmos, no que diz respeito ao conteúdo de Gravitação, se eles apresentam propostas que proporcionam um ensino em perspectiva interdisciplinar e transdisciplinar. A forma tradicional e fragmentada de difusão da ciência não atende as demandas por um ensino voltado à formação de indivíduos capazes de terem um pensamento crítico, diante das diversas informações que lhes são oferecidas. É sabido que a maioria dos professores tem como suporte pedagógico o livro didático, constituindo dessa forma um importante recurso na prática docente. Neste sentido, analisar nos livros didáticos, conteúdos e propostas que direcionem o ensino numa formação global, onde o aluno perceba a inter-relação existente entre as diversas áreas do conhecimento, poderá fornecer subsídios metodológicos e pedagógicos, constituindo-se uma nova ferramenta para o ensino de física. Dividido em quatro capítulos, destacaremos no primeiro, as definições para os termos interdisciplinaridade e transdisciplinaridade e seu contexto histórico. No segundo, apresentaremos uma abordagem histórica a respeito da Gravitação, segundo a análise de alguns pesquisadores da área. No terceiro, faremos uma reflexão sobre o papel do livro didático no processo ensino-aprendizagem e destacaremos os critérios utilizados na avaliação dos livros inscritos no PNLEM/2007. E por fim, no quarto capítulo, apresentaremos a metodologia de pesquisa e a análise dos livros didáticos, destacando as informações fornecidas pela análise.
Este trabalho consiste na análise dos livros didáticos de física (do professor) indicados pelo Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio (PNLEM), inscritos no PNLEM/2007, para verificarmos, no que diz respeito ao conteúdo de Gravitação, se eles apresentam propostas que proporcionam um ensino em perspectiva interdisciplinar e transdisciplinar. A forma tradicional e fragmentada de difusão da ciência não atende as demandas por um ensino voltado à formação de indivíduos capazes de terem um pensamento crítico, diante das diversas informações que lhes são oferecidas. É sabido que a maioria dos professores tem como suporte pedagógico o livro didático, constituindo dessa forma um importante recurso na prática docente. Neste sentido, analisar nos livros didáticos, conteúdos e propostas que direcionem o ensino numa formação global, onde o aluno perceba a inter-relação existente entre as diversas áreas do conhecimento, poderá fornecer subsídios metodológicos e pedagógicos, constituindo-se uma nova ferramenta para o ensino de física. Dividido em quatro capítulos, destacaremos no primeiro, as definições para os termos interdisciplinaridade e transdisciplinaridade e seu contexto histórico. No segundo, apresentaremos uma abordagem histórica a respeito da Gravitação, segundo a análise de alguns pesquisadores da área. No terceiro, faremos uma reflexão sobre o papel do livro didático no processo ensino-aprendizagem e destacaremos os critérios utilizados na avaliação dos livros inscritos no PNLEM/2007. E por fim, no quarto capítulo, apresentaremos a metodologia de pesquisa e a análise dos livros didáticos, destacando as informações fornecidas pela análise.
Palavras Chave
Inter e transdisciplinaridade, gravitação, livros didáticos.
Inter e transdisciplinaridade, gravitação, livros didáticos.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos
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