O ensino de física no enfoque ciência, tecnologia e sociedade (CTS): uma abordagem da eletricidade a partir do método experimental investigativo.

Título
O ensino de física no enfoque ciência, tecnologia e sociedade (CTS): uma abordagem da eletricidade a partir do método experimental investigativo.
Ensino de Ciências e Matemática
Autor
Sérgio Luis Correa da Luz
Orientação
Mauro Sérgio Teixeira de Araújo
Instituição
UNICSUL
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2008
/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Nos dias atuais vivenciamos um processo de grandes mudanças nos hábitos da sociedade. Um dos fatores responsáveis por esse processo é sem dúvida o rápido desenvolvimento Científico e Tecnológico presente no nosso cotidiano, desde o fim do século passado. Então, como ensinar Física de forma a contribuir na formação de cidadãos, numa sociedade caracterizada cada vez mais pelas realizações da Ciência e Tecnologia Neste trabalho relatamos os principais resultados de uma investigação por pesquisa-ação em educação. A partir de um diagnóstico das concepções dos estudantes sobre CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), escolhemos uma situação problema atrelado ao seu cotidiano por meio de um artefato tecnológico, onde planejamos estratégias de ensino-aprendizado que estimulassem a curiosidade, reflexão e interação com o objeto de estudo. Ao integrar as relações CTSA ao ensino de Física, inquirimos potencializar os estudantes a se apropriar de conhecimentos científicos como dimensão cultural e contribuir para popularizar a Educação Científica, o que acreditamos ser indispensável para o cidadão contemporâneo.
Palavras Chave
Física; Estudo e ensino, Construção do conhecimento

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método