O laboratório didático de ensino de Física investigativo e a formação de professores no IF-UFBA.

Título
O laboratório didático de ensino de Física investigativo e a formação de professores no IF-UFBA.
Autor
Ricardo Silva de Macedo
Orientação
Maria Cristina Penido Martins
Instituição
UFBA
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Ano
2010
Cidade / UF
Salvador/BA
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
O laboratório didático de ensino de física no nível médio continua sendo um dos temas mais investigados e multifacetados presentes na literatura. Este trabalho visa discutir a relação entre o laboratório didático de ensino de física (LADEF) investigativo, os aspectos epistemológicos e metodológicos da atividade experimental, as relações entre as concepções de Educação e da Natureza da Ciência e a formação de professores. O objetivo da pesquisa consiste em analisar como os licenciandos em Física do IF-UFBA estão sendo formados com relação aos conhecimentos do LADEF investigativo. Através de um estudo de caso, buscamos entender como os licenciandos em Física utilizam os conhecimentos relativos ao LADEF investigativo durante a sua prática pedagógica nas aulas de estágio curricular supervisionado. Na primeira fase da pesquisa, coletamos os dados a partir de um banco de dados composto por vídeo-aulas de estágio. Na segunda fase, realizamos um tratamento quantitativo dos dados visando selecionar os possíveis candidatos à análise qualitativa. Na terceira, analisamos qualitativamente as aulas de estágio curricular supervisionado do licenciando escolhido e encaminhamos uma entrevista com o mesmo, visando obter o contexto do estágio curricular, dados complementares e referentes à sua prática atual. Os resultados revelam que o professor, recém-formado, tem a intenção de inovar para melhorar o ensino e a aprendizagem dos educandos, mas associada a essa intenção existe uma fragilidade epistemológica e pedagógica, herdadas da formação “ambiental” à qual foi submetido, que se constituem em verdadeiros obstáculos à renovação do ensino de Física nas escolas e à utilização do LADEF investigativo.
Palavras Chave
ensino de Física investigativo, formação de professores.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Formação de Professores