Concepções de Ciência entre professores das séries inicias do ensino fundamental em Florianópolis, SC e suas relações com o Ensino de Ciências.
Título
Concepções de Ciência entre professores das séries inicias do ensino fundamental em Florianópolis, SC e suas relações com o Ensino de Ciências.
Concepções de Ciência entre professores das séries inicias do ensino fundamental em Florianópolis, SC e suas relações com o Ensino de Ciências.
Educação Cientifica E Tecnológica
Autor
Andréia de Bem Machado
Andréia de Bem Machado
Orientação
Edmundo Carlos de Moraes
Edmundo Carlos de Moraes
Instituição
UFSC
UFSC
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2007
2007
Cidade / UF
Florianópolis/SC
Florianópolis/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O presente trabalho foi realizado com educadoras e educadores que lecionam para as séries iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo foi identificar as concepções de ciência desses professores, estabelecendo possíveis relações com o trabalho desses profissionais em sala de aula. Nesta pesquisa, foi considerada a ciência a partir das suas dimensões: a ciência como Conhecimento, a ciência como Método e a ciência como Instituição. Utilizaram-se como instrumentos de investigação a elaboração de esquemas relacionais, um questionário com perguntas objetivas e entrevistas semi-estruturadas. Além desses instrumentos, foram analisados planos de aulas, livros didáticos utilizados pelos professores pesquisados e os programas das disciplinas relativas ao ensino de Ciências dos cursos que formaram esses profissionais. Adotou-se como exemplo as atividades de aula relativa ao ensino do corpo humano. Notou-se que os professores participantes deste trabalho apresentam uma concepção de ciência fortemente ligada à sua dimensão Conhecimento, ou seja, a ciência é considerada um conteúdo que deve ser ensinado em sala de aula, principalmente através dos livros didáticos. Alguns professores apresentam em suas respostas aos instrumentos de investigação uma concepção de ciência um pouco mais ampla, mas nas suas atividades com os alunos prevalece a concepção da ciência como Conhecimento. Esse enfoque não permite que os alunos conheçam a ciência como um todo, considerando todas as suas dimensões e possivelmente está diretamente relacionado com a formação recebida pelo professor. Propõe-se que o Ensino de Ciências incorpore o Ensino da Ciência: que a ciência em sua totalidade seja discutida com os alunos através de atividades que considere, além do conhecimento científico, o processo pelo qual ele foi construído e o seu papel na nossa sociedade.
O presente trabalho foi realizado com educadoras e educadores que lecionam para as séries iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo foi identificar as concepções de ciência desses professores, estabelecendo possíveis relações com o trabalho desses profissionais em sala de aula. Nesta pesquisa, foi considerada a ciência a partir das suas dimensões: a ciência como Conhecimento, a ciência como Método e a ciência como Instituição. Utilizaram-se como instrumentos de investigação a elaboração de esquemas relacionais, um questionário com perguntas objetivas e entrevistas semi-estruturadas. Além desses instrumentos, foram analisados planos de aulas, livros didáticos utilizados pelos professores pesquisados e os programas das disciplinas relativas ao ensino de Ciências dos cursos que formaram esses profissionais. Adotou-se como exemplo as atividades de aula relativa ao ensino do corpo humano. Notou-se que os professores participantes deste trabalho apresentam uma concepção de ciência fortemente ligada à sua dimensão Conhecimento, ou seja, a ciência é considerada um conteúdo que deve ser ensinado em sala de aula, principalmente através dos livros didáticos. Alguns professores apresentam em suas respostas aos instrumentos de investigação uma concepção de ciência um pouco mais ampla, mas nas suas atividades com os alunos prevalece a concepção da ciência como Conhecimento. Esse enfoque não permite que os alunos conheçam a ciência como um todo, considerando todas as suas dimensões e possivelmente está diretamente relacionado com a formação recebida pelo professor. Propõe-se que o Ensino de Ciências incorpore o Ensino da Ciência: que a ciência em sua totalidade seja discutida com os alunos através de atividades que considere, além do conhecimento científico, o processo pelo qual ele foi construído e o seu papel na nossa sociedade.
Palavras Chave
Concepção de Ciência.
Concepção de Ciência.
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, Ensino Superior
1ª a 4ª Série do EF, Ensino Superior
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor