Avaliação da hipermídia no processo de ensino e aprendizagem da Física: o caso da gravitação

Título
Avaliação da hipermídia no processo de ensino e aprendizagem da Física: o caso da gravitação
Educação
Autor
Daniel Iria Machado
Orientação
Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos
Instituição
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Filosofia e Ciências
Ano
2000
Cidade / UF
Marília/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Em um contexto no qual ciência e tecnologia encontram-se com grande desenvolvimento, e a informática se faz cada vez mais presente no dia-a-dia das pessoas, a hipermídia destaca-se como um recurso que oferece amplas perspectivas para o aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem. A hipermídia é uma tecnologia estreitamente associada ao desenvolvimento dos computadores que permite o acesso não-linear à informação de um grande banco de conhecimentos contendo textos, imagens, gráficos, filmes, animações e sons. Isto é realizado mediante a utilização de palavras-chave no texto ou ícones que, ao serem acionados, conduzem a outro documento em que um tema relacionado à palavra selecionada é desenvolvido. Estas características possibilitam a exploração ativa de conhecimentos por parte dos estudantes, que podem estabelecer diversas associações entre assuntos inter-relacionados e ampliar sua visão sobre um determinado tema de estudo, com a integração de novos conceitos em sua estrutura cognitiva. Além dos aspectos intelectivos e racionais, a linguagem audiovisual presente na hipermídia possibilita trabalhar também com os aspectos afetivos e motivacionais da aprendizagem. Objetivando a avaliação da hipermídia no processo de ensino e aprendizagem da Física no ensino médio, foi desenvolvido, aplicado e avaliado o software hipermídia Gravitação Universal. No software constam os aspectos principais da teoria da Gravitação, assim como exemplos e problemas importantes para o entendimento dos conceitos expostos, em uma abordagem na qual a aprendizagem é enfocada como um processo de construção de conhecimentos, com base nas recentes pesquisas em ensino de Ciências. O software foi aplicado em uma turma do segundo ano do ensino médio, que constituiu o grupo experimental. Um conteúdo semelhante foi ministrado pelo mesmo professor, com o apoio de uma apostila e sem o computador, em uma outra turma do segundo ano do ensino médio, que constituiu o grupo de controle. Nas duas turmas foi realizada uma aferição da aprendizagem a partir de trabalhos realizados em sala de aula. Os comportamentos e reações dos estudantes a cada aula foram registrados a partir de observações do professor. No grupo experimental, foi aplicado também um questionário para aferir a opinião dos estudantes sobre o uso da hipermídia no ensino de Física. O software foi avaliado por professores de Física com a utilização de uma ficha contendo itens relativos à fundamentação científica dos conteúdos, embasamento pedagógico e aspectos técnicos do programa. Foram reunidas evidências de que o emprego da hipermídia possibilita a ocorrência da aprendizagem dos conceitos de Física de forma motivadora e significativa para os alunos do ensino médio.
Palavras Chave
Ensino de Física; Software Educacional; Hipermídia; Gravitação

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos