Avaliação da hipermídia no processo de ensino e aprendizagem da Física: o caso da gravitação
Título
Avaliação da hipermídia no processo de ensino e aprendizagem da Física: o caso da gravitação
Avaliação da hipermídia no processo de ensino e aprendizagem da Física: o caso da gravitação
Educação
Autor
Daniel Iria Machado
Daniel Iria Machado
Orientação
Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos
Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos
Instituição
UNESP
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Filosofia e Ciências
Faculdade de Filosofia e Ciências
Ano
2000
2000
Cidade / UF
Marília/SP
Marília/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Em um contexto no qual ciência e tecnologia encontram-se com grande desenvolvimento, e a informática se faz cada vez mais presente no dia-a-dia das pessoas, a hipermídia destaca-se como um recurso que oferece amplas perspectivas para o aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem. A hipermídia é uma tecnologia estreitamente associada ao desenvolvimento dos computadores que permite o acesso não-linear à informação de um grande banco de conhecimentos contendo textos, imagens, gráficos, filmes, animações e sons. Isto é realizado mediante a utilização de palavras-chave no texto ou ícones que, ao serem acionados, conduzem a outro documento em que um tema relacionado à palavra selecionada é desenvolvido. Estas características possibilitam a exploração ativa de conhecimentos por parte dos estudantes, que podem estabelecer diversas associações entre assuntos inter-relacionados e ampliar sua visão sobre um determinado tema de estudo, com a integração de novos conceitos em sua estrutura cognitiva. Além dos aspectos intelectivos e racionais, a linguagem audiovisual presente na hipermídia possibilita trabalhar também com os aspectos afetivos e motivacionais da aprendizagem. Objetivando a avaliação da hipermídia no processo de ensino e aprendizagem da Física no ensino médio, foi desenvolvido, aplicado e avaliado o software hipermídia Gravitação Universal. No software constam os aspectos principais da teoria da Gravitação, assim como exemplos e problemas importantes para o entendimento dos conceitos expostos, em uma abordagem na qual a aprendizagem é enfocada como um processo de construção de conhecimentos, com base nas recentes pesquisas em ensino de Ciências. O software foi aplicado em uma turma do segundo ano do ensino médio, que constituiu o grupo experimental. Um conteúdo semelhante foi ministrado pelo mesmo professor, com o apoio de uma apostila e sem o computador, em uma outra turma do segundo ano do ensino médio, que constituiu o grupo de controle. Nas duas turmas foi realizada uma aferição da aprendizagem a partir de trabalhos realizados em sala de aula. Os comportamentos e reações dos estudantes a cada aula foram registrados a partir de observações do professor. No grupo experimental, foi aplicado também um questionário para aferir a opinião dos estudantes sobre o uso da hipermídia no ensino de Física. O software foi avaliado por professores de Física com a utilização de uma ficha contendo itens relativos à fundamentação científica dos conteúdos, embasamento pedagógico e aspectos técnicos do programa. Foram reunidas evidências de que o emprego da hipermídia possibilita a ocorrência da aprendizagem dos conceitos de Física de forma motivadora e significativa para os alunos do ensino médio.
Em um contexto no qual ciência e tecnologia encontram-se com grande desenvolvimento, e a informática se faz cada vez mais presente no dia-a-dia das pessoas, a hipermídia destaca-se como um recurso que oferece amplas perspectivas para o aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem. A hipermídia é uma tecnologia estreitamente associada ao desenvolvimento dos computadores que permite o acesso não-linear à informação de um grande banco de conhecimentos contendo textos, imagens, gráficos, filmes, animações e sons. Isto é realizado mediante a utilização de palavras-chave no texto ou ícones que, ao serem acionados, conduzem a outro documento em que um tema relacionado à palavra selecionada é desenvolvido. Estas características possibilitam a exploração ativa de conhecimentos por parte dos estudantes, que podem estabelecer diversas associações entre assuntos inter-relacionados e ampliar sua visão sobre um determinado tema de estudo, com a integração de novos conceitos em sua estrutura cognitiva. Além dos aspectos intelectivos e racionais, a linguagem audiovisual presente na hipermídia possibilita trabalhar também com os aspectos afetivos e motivacionais da aprendizagem. Objetivando a avaliação da hipermídia no processo de ensino e aprendizagem da Física no ensino médio, foi desenvolvido, aplicado e avaliado o software hipermídia Gravitação Universal. No software constam os aspectos principais da teoria da Gravitação, assim como exemplos e problemas importantes para o entendimento dos conceitos expostos, em uma abordagem na qual a aprendizagem é enfocada como um processo de construção de conhecimentos, com base nas recentes pesquisas em ensino de Ciências. O software foi aplicado em uma turma do segundo ano do ensino médio, que constituiu o grupo experimental. Um conteúdo semelhante foi ministrado pelo mesmo professor, com o apoio de uma apostila e sem o computador, em uma outra turma do segundo ano do ensino médio, que constituiu o grupo de controle. Nas duas turmas foi realizada uma aferição da aprendizagem a partir de trabalhos realizados em sala de aula. Os comportamentos e reações dos estudantes a cada aula foram registrados a partir de observações do professor. No grupo experimental, foi aplicado também um questionário para aferir a opinião dos estudantes sobre o uso da hipermídia no ensino de Física. O software foi avaliado por professores de Física com a utilização de uma ficha contendo itens relativos à fundamentação científica dos conteúdos, embasamento pedagógico e aspectos técnicos do programa. Foram reunidas evidências de que o emprego da hipermídia possibilita a ocorrência da aprendizagem dos conceitos de Física de forma motivadora e significativa para os alunos do ensino médio.
Palavras Chave
Ensino de Física; Software Educacional; Hipermídia; Gravitação
Ensino de Física; Software Educacional; Hipermídia; Gravitação
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos
Recursos Didáticos