Produção escrita: contribuições para a construção de conhecimentos nas aulas de Ciências no ensino fundamental.

Título
Produção escrita: contribuições para a construção de conhecimentos nas aulas de Ciências no ensino fundamental.
Autor
Débora Serpa Machado
Orientação
Valderez Marina do Rosário Lima
Instituição
PUC-RS
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Matemática
Ano
2007
Cidade / UF
Porto Alegre/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo estudar uma transformação nas aulas de Ciências cujas metodologias utilizadas pretenderam gerar mudanças na construção de conhecimentos, pelos estudantes, utilizando a produção escrita como maneira de promover essas mudanças. Este estudo apresenta uma investigação realizada com alunos do ensino Fundamental de uma escola estadual, na cidade de Porto Alegre. A abordagem qualitativa direcionou esta investigação, centrada na análise das produções textuais dos estudantes, registros de campo e gravações de falas dos estudantes. O estudo resultou na organização de quatro categorias. A primeira, Surgindo Autores em Sala de Aula, discute os efeitos da prática de escrever textos para que o aluno se assuma como autor do material por ele produzido. A segunda categoria, Mudanças em Sala de Aula, apresenta as modificações inseridas nas aulas e a repercussão na aprendizagem do estudante e na relação estabelecida entre ele e os colegas e também com a professora. Na terceira categoria, Avaliação e Auto-avaliação, é dada ênfase à importância da auto-avaliação para que o aluno se perceba, nesse processo de construção de conhecimentos, e para que o professor possa rever sua prática. A última categoria, Autonomia, discute o quanto as atividades elaboradas proporcionaram aos estudantes o pensamento crítico, a reflexão, a honestidade e a capacidade de emitir opinião, características de pessoas autônomas.
Palavras Chave
pesquisa em sala de aula, produção escrita, argumentação.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método