Análise dos conceitos sobre a origem da vida nos livros didáticos do ensino médio, na disciplina de Biologia, de escolas públicas gaúchas.

Título
Análise dos conceitos sobre a origem da vida nos livros didáticos do ensino médio, na disciplina de Biologia, de escolas públicas gaúchas.
Autor
Marcio Fraiberg Machado
Orientação
João Bernardes da Rocha Filho
Instituição
PUC-RS
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Física
Ano
2008
Cidade / UF
Porto Alegre/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
A presente pesquisa busca analisar a forma como as origens da vida são abordadas nos livros didáticos de Biologia do Ensino Médio, nas escolas públicas gaúchas. Essa busca por informações é referendada pelo fato de o Ministério da Educação e Cultura (MEC) gastar grandes somas de dinheiro com a aquisição e distribuição de livros às escolas públicas brasileiras, mantendo programas de valorização e avaliação dos livros hoje disponíveis no mercado, bem como, em última análise, ser o livro didático de Biologia um dos fatores responsáveis pela formação científica, sobre a origem da vida, dos educandos em todo o território gaúcho. Essa análise qualitativa tem como base várias propostas já em ação no nosso país. O material de análise se baseia na coleta em escolas públicas gaúchas que possuem mais de mil alunos, do livro utilizado para esse fim, sabendo que este é fonte de grande disseminação da idéia do(s) autor(es) ali adotado(s), na região de Porto Alegre, que serve de base a muitas escolas em nosso Estado. Assim se pretende verificar se os direcionamentos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), no que tange à abordagem da origem da vida e da construção do modelo que melhor poderia representá-lo, são observados nos livros-texto utilizados. Essa análise é uma primeira tentativa de construir uma proposta mais sólida no encaminhamento dos trabalhos referentes à problemática do livro didático. Esta pesquisa pode auxiliar os professores, de maneira que eles possam ter mais subsídios na escolha e proposta de trabalho quanto ao tema e suas implicações, na escolha do material didático a ser utilizado.
Palavras Chave
Ciências, ensino, livro didático, livro de Biologia.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Recursos Didáticos