O ensino de Ciências na formação continuada de professores das séries iniciais do ensino fundamental.

Título
O ensino de Ciências na formação continuada de professores das séries iniciais do ensino fundamental.
Autor
Rita de Cássia D Machado
Orientação
Roseli Pacheco Schnetzler
Instituição
UNICENTRO/UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes/ Faculd
Ano
1997
Cidade / UF
Guarapuava/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Este trabalho investiga em que medida um programa de formação continuada, realizado no âmbito da escola, pode proporcionar às professoras envolvidas o aperfeiçoamento de suas concepções sobre o processo ensino-aprendizagem de Ciências nas séries iniciais do ensino fundamental. O programa teve duração de dez meses e envolveu cinco professoras da 2ª série de uma escola estadual do município de Curitiba. O desenvolvimento do programa se deu sob forma de encontros semanais ou quinzenais, nos quais eram planejadas e discutidas as aulas ministradas pelas professoras. As discussões ocorridas nos encontros foram gravadas em fita cassete, transcritas e analisadas. A construção e análise dos dados foram realizadas à luz de um referencial teórico relativo às necessidades formativas do professor-reflexivo. Os resultados obtidos com este programa revelam que os aprimoramentos da prática docente concentraram-se no conhecimento do conteúdo científico, por parte das professoras, o que lhes permitiu implementar gradativas alterações em suas aulas, a partir de pressupostos construtivistas.
Palavras Chave
ensino de ciências.; formação de professores; formação continuada.

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Os dados são insuficientes para classificação.
Foco Temático
Formação de Professores, Características do Professor