O ensino de Ciências na formação continuada de professores das séries iniciais do ensino fundamental.
Título
O ensino de Ciências na formação continuada de professores das séries iniciais do ensino fundamental.
O ensino de Ciências na formação continuada de professores das séries iniciais do ensino fundamental.
Autor
Rita de Cássia D Machado
Rita de Cássia D Machado
Orientação
Roseli Pacheco Schnetzler
Roseli Pacheco Schnetzler
Instituição
UNICENTRO/UNICAMP
UNICENTRO/UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes/ Faculd
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes/ Faculd
Ano
1997
1997
Cidade / UF
Guarapuava/SP
Guarapuava/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Este trabalho investiga em que medida um programa de formação continuada, realizado no âmbito da escola, pode proporcionar às professoras envolvidas o aperfeiçoamento de suas concepções sobre o processo ensino-aprendizagem de Ciências nas séries iniciais do ensino fundamental. O programa teve duração de dez meses e envolveu cinco professoras da 2ª série de uma escola estadual do município de Curitiba. O desenvolvimento do programa se deu sob forma de encontros semanais ou quinzenais, nos quais eram planejadas e discutidas as aulas ministradas pelas professoras. As discussões ocorridas nos encontros foram gravadas em fita cassete, transcritas e analisadas. A construção e análise dos dados foram realizadas à luz de um referencial teórico relativo às necessidades formativas do professor-reflexivo. Os resultados obtidos com este programa revelam que os aprimoramentos da prática docente concentraram-se no conhecimento do conteúdo científico, por parte das professoras, o que lhes permitiu implementar gradativas alterações em suas aulas, a partir de pressupostos construtivistas.
Este trabalho investiga em que medida um programa de formação continuada, realizado no âmbito da escola, pode proporcionar às professoras envolvidas o aperfeiçoamento de suas concepções sobre o processo ensino-aprendizagem de Ciências nas séries iniciais do ensino fundamental. O programa teve duração de dez meses e envolveu cinco professoras da 2ª série de uma escola estadual do município de Curitiba. O desenvolvimento do programa se deu sob forma de encontros semanais ou quinzenais, nos quais eram planejadas e discutidas as aulas ministradas pelas professoras. As discussões ocorridas nos encontros foram gravadas em fita cassete, transcritas e analisadas. A construção e análise dos dados foram realizadas à luz de um referencial teórico relativo às necessidades formativas do professor-reflexivo. Os resultados obtidos com este programa revelam que os aprimoramentos da prática docente concentraram-se no conhecimento do conteúdo científico, por parte das professoras, o que lhes permitiu implementar gradativas alterações em suas aulas, a partir de pressupostos construtivistas.
Palavras Chave
ensino de ciências.; formação de professores; formação continuada.
ensino de ciências.; formação de professores; formação continuada.
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Os dados são insuficientes para classificação.
Os dados são insuficientes para classificação.
Foco Temático
Formação de Professores, Características do Professor
Formação de Professores, Características do Professor