O cotidiano escolar no ensino de Geografia: estudo etnográfico na 5ª série de uma escola pública.
Título
O cotidiano escolar no ensino de Geografia: estudo etnográfico na 5ª série de uma escola pública.
O cotidiano escolar no ensino de Geografia: estudo etnográfico na 5ª série de uma escola pública.
Autor
Valeriê Cardoso Machado
Valeriê Cardoso Machado
Orientação
João Pedro Pezzato
João Pedro Pezzato
Instituição
UEM
UEM
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro De Ciências Humanas, Letras E Artes
Centro De Ciências Humanas, Letras E Artes
Ano
2005
2005
Cidade / UF
Maringá/PR
Maringá/PR
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
O presente trabalho abordará um estudo de cunho etnográfico tendo por objetivo principal estudar as interações construídas nas aulas de Geografia, entre professores e alunos de duas quintas séries do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Maringá-Paraná, no ano de 2004. Nesse mesmo ano, durante o primeiro semestre, foi realizado o trabalho de campo nas duas classes, sendo esse trabalho analisado como estudo de caso, com enfoque etnográfico. Como pesquisador participante, registrou-se as práticas vividas pelos alunos e professores no contexto do cotidiano escolar. Além da observação e do registro de campo, coletou-se por meio de entrevista, o depoimento da trajetória profissional e escolar das duas docentes envolvidas, analisou-se determinadas atividades e materiais realizados pelos discentes. Aplicou-se também, um questionário aos alunos das classes envolvidas para poder obter-se elementos para análise de determinadas representações. Portanto, para análise dessa parte empírica contou-se com diversos materiais como observação em sala de aula, atividades realizadas pelas crianças, entrevistas e questionários. Ao término deste trabalho pode-se concluir, primordialmente, que o processo de formação escolar e profissional das professoras influi no seu desempenho e na interação com seus alunos, e esses, correspondem à mesma maneira.
O presente trabalho abordará um estudo de cunho etnográfico tendo por objetivo principal estudar as interações construídas nas aulas de Geografia, entre professores e alunos de duas quintas séries do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Maringá-Paraná, no ano de 2004. Nesse mesmo ano, durante o primeiro semestre, foi realizado o trabalho de campo nas duas classes, sendo esse trabalho analisado como estudo de caso, com enfoque etnográfico. Como pesquisador participante, registrou-se as práticas vividas pelos alunos e professores no contexto do cotidiano escolar. Além da observação e do registro de campo, coletou-se por meio de entrevista, o depoimento da trajetória profissional e escolar das duas docentes envolvidas, analisou-se determinadas atividades e materiais realizados pelos discentes. Aplicou-se também, um questionário aos alunos das classes envolvidas para poder obter-se elementos para análise de determinadas representações. Portanto, para análise dessa parte empírica contou-se com diversos materiais como observação em sala de aula, atividades realizadas pelas crianças, entrevistas e questionários. Ao término deste trabalho pode-se concluir, primordialmente, que o processo de formação escolar e profissional das professoras influi no seu desempenho e na interação com seus alunos, e esses, correspondem à mesma maneira.
Palavras Chave
Cotidiano escolar. Ensino de geografia. Etonografia
Cotidiano escolar. Ensino de geografia. Etonografia
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geociências
Geociências
Foco Temático
Características do Professor, Características do Aluno
Características do Professor, Características do Aluno