O cotidiano escolar no ensino de Geografia: estudo etnográfico na 5ª série de uma escola pública.

Título
O cotidiano escolar no ensino de Geografia: estudo etnográfico na 5ª série de uma escola pública.
Autor
Valeriê Cardoso Machado
Orientação
João Pedro Pezzato
Instituição
UEM
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro De Ciências Humanas, Letras E Artes
Ano
2005
Cidade / UF
Maringá/PR
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
O presente trabalho abordará um estudo de cunho etnográfico tendo por objetivo principal estudar as interações construídas nas aulas de Geografia, entre professores e alunos de duas quintas séries do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Maringá-Paraná, no ano de 2004. Nesse mesmo ano, durante o primeiro semestre, foi realizado o trabalho de campo nas duas classes, sendo esse trabalho analisado como estudo de caso, com enfoque etnográfico. Como pesquisador participante, registrou-se as práticas vividas pelos alunos e professores no contexto do cotidiano escolar. Além da observação e do registro de campo, coletou-se por meio de entrevista, o depoimento da trajetória profissional e escolar das duas docentes envolvidas, analisou-se determinadas atividades e materiais realizados pelos discentes. Aplicou-se também, um questionário aos alunos das classes envolvidas para poder obter-se elementos para análise de determinadas representações. Portanto, para análise dessa parte empírica contou-se com diversos materiais como observação em sala de aula, atividades realizadas pelas crianças, entrevistas e questionários. Ao término deste trabalho pode-se concluir, primordialmente, que o processo de formação escolar e profissional das professoras influi no seu desempenho e na interação com seus alunos, e esses, correspondem à mesma maneira.
Palavras Chave
Cotidiano escolar. Ensino de geografia. Etonografia

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geociências
Foco Temático
Características do Professor, Características do Aluno