A concepção didático-pedagógica do ensino de Ciências dos professores que atuam no ensino fundamental do município de Vitória da Conquista- BA

Título
A concepção didático-pedagógica do ensino de Ciências dos professores que atuam no ensino fundamental do município de Vitória da Conquista- BA
Autor
Willma Deda Machado
Orientação
José Geraldo Silveira Bueno
Instituição
PUC-SP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2001
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Este estudo procurou analisar as distinções entre práticas e concepções sobre o ensino de ciências de professores com diferentes formações iniciais e tempo de experiência docente no ensino de ciências da rede pública do município de Vitória da Conquista (BA), no ano de 2000. A presente investigação visou identificar aspectos que compõe a concepção de ensinar ciências dos professores do ensino fundamental de 5ª a 8ª séries, através de suas ações didático-pedagógicas no cotidiano da sala de aula. As referências bibliográficas que deram sustentação a esse estudo foram selecionadas para atender a fundamentação teórica sobre o ensino de ciências. A seleção dos professores que participaram da amostra foi determinada por grupo de variáveis pré-estabelecidas. Através da descrição analítica dos depoimentos dos 30 professores entrevistados, verificou-se que o tipo de formação inicial interferiu significativamente na qualidade do ensino de ciências e que o tempo de experiência docente no ensino dessa disciplina também foi um fator significativo na prática docente, mas diretamente relacionado ao tipo de formação inicial.
Palavras Chave
Qualidade de ensino; Prática docente; Ciências na Escola.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Características do Professor