A concepção didático-pedagógica do ensino de Ciências dos professores que atuam no ensino fundamental do município de Vitória da Conquista- BA
Título
A concepção didático-pedagógica do ensino de Ciências dos professores que atuam no ensino fundamental do município de Vitória da Conquista- BA
A concepção didático-pedagógica do ensino de Ciências dos professores que atuam no ensino fundamental do município de Vitória da Conquista- BA
Autor
Willma Deda Machado
Willma Deda Machado
Orientação
José Geraldo Silveira Bueno
José Geraldo Silveira Bueno
Instituição
PUC-SP
PUC-SP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2001
2001
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Este estudo procurou analisar as distinções entre práticas e concepções sobre o ensino de ciências de professores com diferentes formações iniciais e tempo de experiência docente no ensino de ciências da rede pública do município de Vitória da Conquista (BA), no ano de 2000. A presente investigação visou identificar aspectos que compõe a concepção de ensinar ciências dos professores do ensino fundamental de 5ª a 8ª séries, através de suas ações didático-pedagógicas no cotidiano da sala de aula. As referências bibliográficas que deram sustentação a esse estudo foram selecionadas para atender a fundamentação teórica sobre o ensino de ciências. A seleção dos professores que participaram da amostra foi determinada por grupo de variáveis pré-estabelecidas. Através da descrição analítica dos depoimentos dos 30 professores entrevistados, verificou-se que o tipo de formação inicial interferiu significativamente na qualidade do ensino de ciências e que o tempo de experiência docente no ensino dessa disciplina também foi um fator significativo na prática docente, mas diretamente relacionado ao tipo de formação inicial.
Este estudo procurou analisar as distinções entre práticas e concepções sobre o ensino de ciências de professores com diferentes formações iniciais e tempo de experiência docente no ensino de ciências da rede pública do município de Vitória da Conquista (BA), no ano de 2000. A presente investigação visou identificar aspectos que compõe a concepção de ensinar ciências dos professores do ensino fundamental de 5ª a 8ª séries, através de suas ações didático-pedagógicas no cotidiano da sala de aula. As referências bibliográficas que deram sustentação a esse estudo foram selecionadas para atender a fundamentação teórica sobre o ensino de ciências. A seleção dos professores que participaram da amostra foi determinada por grupo de variáveis pré-estabelecidas. Através da descrição analítica dos depoimentos dos 30 professores entrevistados, verificou-se que o tipo de formação inicial interferiu significativamente na qualidade do ensino de ciências e que o tempo de experiência docente no ensino dessa disciplina também foi um fator significativo na prática docente, mas diretamente relacionado ao tipo de formação inicial.
Palavras Chave
Qualidade de ensino; Prática docente; Ciências na Escola.
Qualidade de ensino; Prática docente; Ciências na Escola.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor