Bacharelado com ênfase em Educação Ambiental: o Projeto Político-Pedagógico e suas implicações em um curso de Ciências Biológicas.

Título
Bacharelado com ênfase em Educação Ambiental: o Projeto Político-Pedagógico e suas implicações em um curso de Ciências Biológicas.
Autor
Magda Beatriz Peixoto Maciel
Orientação
Wolney Lobato
Instituição
PUC-MG
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2006
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
A Educação Ambiental se tornou elemento crucial para o processo educacional nas últimas décadas em virtude de se mostrar como uma das estratégias mais eficazes e adequadas para a transformação de valores e atitudes na população humana. Compreender como os indivíduos percebem e interpretam o meio ao seu redor tem se mostrado como etapa primordial, subsidiando a concepção e a execução de projetos e ações pedagógicas voltadas à proteção do Meio Ambiente. O trabalho apresentado investigou a percepção de universitários sobre o Meio Ambiente e a Educação Ambiental à luz do referencial teórico construído ao longo do curso de Graduação. Como objetivos específicos, buscou-se: detectar a percepção que os atores graduandos possuem sobre Meio Ambiente e Educação Ambiental; identificar a proposta de Educação Ambiental no Projeto Político Pedagógico do curso; verificar a influência da formação universitária na percepção dos alunos. Para atingir tais objetivos, optamos pelas pesquisas quantitativa/qualitativa e pelo estudo de caso, devido ao aprofundamento criterioso dado a um grupo específico e em uma única instituição de Ensino Superior. A metodologia utilizada foi o levantamento de dados através de análise documental e questionário. Os atores da pesquisa foram os universitários do último semestre (9º período) do curso de Ciências Biológicas da Puc Betim. Conclui-se que os alunos possuem uma compreensão correta de Educação Ambiental, mas a percepção sobre Meio Ambiente ainda é restrita e com significativa presença da visão naturalista.
Palavras Chave
Educação Ambiental, estudos de caso, projeto pedagógico.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Características do Aluno