A geografia na sala de aula: Um estudo com professores da rede pública no Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy - IFESP

Título
A geografia na sala de aula: Um estudo com professores da rede pública no Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy - IFESP
Autor
Neide Medeiros Maciel
Orientação
Jose Lacerda Alves Felipe
Instituição
UFRN
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Ano
2005
Cidade / UF
Natal/RN
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
uperior do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy – IFESP, Natal/Rn. Definiu-se como uma investigação da prática pedagógica, a partir de informações obtidas através de reflexões, na experiência de trabalho, na observação da sala de aula da escola campo de pesquisa, nas entrevistas permanentes elaboradas e também em conversas informais estabelecidas com as professoras-alunas; tendo sido colhidas as informações, traçou-se o perfil desses profissionais que são responsáveis pelo aprendizado dos alunos. O estudo foi feito em quatro escolas da rede pública de ensino, com cinco professoras-alunas que atuam nos primeiros ciclos do Ensino Fundamental. Demonstramos que a maioria dessas professoras-alunas foram capazes de superar suas antigas concepções de ensino-aprendizagem e, através dessas mudanças, contribuíram para os alunos formar raciocínios e concepções mais articulados e aprofundadas a respeito do conceito de lugar, paisagem, espaço e território. Assim sendo, os resultados da pesquisa, expressam um sentimento na direção da mudança e apontam no sentido de buscar saídas que possam contribuir para inovar a prática pedagógica desses profissionais.
Palavras Chave
Ensino de Geografia. Formação docente. Prática pedagógica.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geociências
Foco Temático
Características do Professor