Como incorporar saberes populares de curtidores artesanais de peles em saberes escolares.

Título
Como incorporar saberes populares de curtidores artesanais de peles em saberes escolares.
Autor
Ramão Francisco Moreira Magalhães
Orientação
Attico Inácio Chassot
Instituição
UNISINOS
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2001
Cidade / UF
São Leopoldo/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Esta dissertação não só faz uma crítica, como também aponta alternativas que possam contribuir para o ensino de Química no ensino médio, e de Ciências nas séries iniciais do ensino fundamental, evidenciando possibilidades de desenvolvimento de uma atividade educativa comprometida com o fazer educação e com a transformação social. Numa perspectiva crítica, houve a necessidade de construir uma articulação mais estreita e permanente entre o saber produzido dentro e fora da Universidade e da Escola, com os saberes detidos por curtidores artesanais de peles. Há uma reflexão, uma avaliação e um aprofundamento de recursos para entender e enfrentar situações encontradas no contexto da sala de aula e, até mais amplamente, na escola. A investigação empírica foi realizada a partir dos saberes presentes entre curtidores artesanais de pele de animais na zona rural de São Lourenço do Sul e, posteriormente, foi proposta uma atividade pedagógica realizada no Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça (CAVG), na disciplina de Química do Curso de Agropecuária, envolvendo as etapas do curtimento e a confecção de sabão. Com o propósito de mostrar que é possível um ensino alternativo de Química e Ciências para outros cursos, a prática da preparação de sabão foi realizada no Curso de Magistério no Colégio Municipal Pelotense (CMP), o qual forma professoras e professores que atuam nas séries iniciais do ensino fundamental. Além das atividades práticas, houve, em relação ao CAVG, uma contextualização do ensino técnico na história da educação brasileira e, para o CMP, são descritas exigências e conseqüências da profissionalização no ensino médio que forma professoras e professores. Há destaque para expectativas das alunas quanto à responsabilidade de ensinar Ciências, a partir de depoimentos seus. A investigação considerou o quanto os saberes preservados pelos curtidores podem ser incorporados no conjunto de experiências de conhecimento proporcionada a estudantes. Há uma expectativa de ter contribuído para o ensino de Química no nível médio, e de Ciências no nível fundamental, ao propor incorporar saberes cotidianos, desenvolvidos no curtimento artesanal de peles, em saberes escolares.
Palavras Chave
ensino-ciências, ensino-química

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Foco Temático
Formação de Professores, Formação de Conceitos