O currículo e a formação de professores de ciências do ensino fundamental dos estados do Paraná e São Paulo.

Título
O currículo e a formação de professores de ciências do ensino fundamental dos estados do Paraná e São Paulo.
Ensino De Ciências(Modalidade Física, Química E Biologia)
Autor
Carlos Alberto de Oliveira Magalhaes Junior
Orientação
Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
IF
Ano
2007
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
A disciplina escolar Ciências é de integração curricular, cuja natureza de ensino permeia várias áreas do conhecimento acadêmico. Assim, há certa dificuldade em se estabelecer uma proposta efetiva para formação profissional para essa área especificamente. Neste contexto, procuramos, neste trabalho, investigar, além da história da disciplina no Brasil, também o perfil dos docentes que a ministraram desde sua criação até os dias atuais. Considerando que para a maioria das disciplinas ditas acadêmicas há um modelo de formação docente pré-estabelecido, e neste caso ainda existe, analisamos duas propostas de licenciaturas para formação do professor de Ciências, uma da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e outra da Universidade de São Paulo (USP). Os dois cursos analisados apresentaram em suas estruturas curriculares características importantes para a formação desse profissional, bem como a adequação as atuais diretrizes de formação desse profissional, bem como a adequação de duas propostas inovadoras, também analisamos a relação dos egressos com o sistema de ensino e sua atuação como docente, a fim de diagnosticarmos se as propostas presentes no Projeto Pedagógico se concretiza em sua atuação. Realizamos a pesquisa comos egressos do curso da UEM, uma vez que o curso da USP ainda não apresenta turmas formadas. Da relação desses novos profissionais com o sistema de ensino, pudemos identificar uma insatisfação da classe por não serem classificados de acordo com sua habilitação, sendo qualificados como portadores de licenciatura curta por atuarem restritamente no ensino fundamental. Dos resultados que obtivemos em relação à atuação dos egressos, notamos que a proposta do curso em formar um professor integrador das ciências não se realiza na atuação desses docentes. Entretanto, esse modelo de formação aponta para um ensino contextualizado as situações de vida dos educandos e também por uma melhora na formação dos professores entre as diversas áreas científicas que compõem o ensino de Ciências.
Palavras Chave
currículo, história do ensino de ciências, formação inicial, características de professor.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Formação de Professores