O ensino de Ciências na EE "Dom Bosco" de Osvaldo Cruz - um estudo de caso

Título
O ensino de Ciências na EE "Dom Bosco" de Osvaldo Cruz - um estudo de caso
Autor
Oldir Magnani
Orientação
Viviane Souza Galvao
Instituição
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Filosofia e Ciências
Ano
2001
Cidade / UF
Marília/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
O estudo realizado (à luz dos referenciais teórico-metodológicos sócio-construtivistas) teve por objetivo compreender a realidade de ensino e de aprendizagem das Ciências em nível fundamental, numa escola oficial do estado de São Paulo, a EE "Dom Bosco" de Osvaldo Cruz. Com este objetivo, diversos fatores do ambiente escolar foram analisados, sobretudo os relacionados com o trabalho pedagógico dos professores: a elaboração e implementação de planos pedagógicos (Diretor e de Ensino) e resultados de aprendizagem de uma amostra de 160 alunos dos 3º e 4º ciclos de ensino fundamental. O conteúdo de ensino (o fenômeno natural denominado "evaporação") foi o objeto de análise da pesquisa. Os instrumentos utilizados foram, entre outros: a) questionários informativos, sobre o ensino e aprendizagem; b) observação de aulas da disciplina Ciências; c) recursos didáticos utilizados pelos professores para o ensino do assunto investigado. Os resultados permitiram afirmar o que segue: 1) nas aulas de Ciências, os professores não privilegiam a experiência prática nem exploram os conhecimentos prévios dos alunos. Contrariamente, ministram aulas de forma meramente expositiva, reproduzindo o conteúdo presente em livros didáticos; 2) o paradigma que subjaz à prática pedagógica dos professores é de natureza lógico-expositiva; 3) alunos das quatro séries fornecem uma variedade bastante grande de explicação sobre o fenômeno da evaporação da água, errônea de acordo com a lógica científica, indicando que não compreendem o fenômeno em questão. Esses resultados, entre outros, aponta a prática pedagógica dos professores ineficiente para a aprendizagem significativa do fenômeno investigado (evaporação), e a necessidade de reestruturação do trabalho pedagógico no interior da escola, por meio do envolvimento dos professores em programas de formação continuada e em serviço que privilegiem reflexões críticas sobre a própria prática de ensino e a aprendizagem dos estudantes.
Palavras Chave
Ensino de Ciências; ensino-aprendizagem

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método