Noções de cosmologia no ensino médio: o paradigma criacionista do Big Bang e a inibição de teorias rivais.
Título
Noções de cosmologia no ensino médio: o paradigma criacionista do Big Bang e a inibição de teorias rivais.
Noções de cosmologia no ensino médio: o paradigma criacionista do Big Bang e a inibição de teorias rivais.
Autor
Jorge Henrique Lopes de Oliveira
Jorge Henrique Lopes de Oliveira
Orientação
Marcos Cesar Danhoni Neves
Marcos Cesar Danhoni Neves
Instituição
UEM
UEM
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2006
2006
Cidade / UF
Maringá/PR
Maringá/PR
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
A cosmologia permeia toda a física, mas não é explicitada ao aluno e, muitas vezes, é ignorada no discurso do professor, pois não é clara nos manuais de ensino tanto em nível médio quanto superior. A cosmologia, como disciplina unificadora, mostra-se como cenário ideal para a discussão do micro ao macro cosmos, do início (se houver um) ou ao fim de todo o mundo físico. Portanto, saber qual o espaço dedicado a ela nos manuais de física e qual a proposta de discussão (se paradigmático ou dialético) na comparação de teorias que buscam traçar as noções sobre o Cosmos, é o objetivo de parte desta pesquisa. O que pretendemos reafirmar nessa dissertação é que o conhecimento físico é, ou foi, produzido pelos sujeitos sociais que vivem, ou que viveram, num determinado contexto histórico, então, ele faz parte da cultura social humana e, portanto, é um direito dos estudantes conhecê-lo e participar de sua construção. Este estudo será apresentado em duas unidades. Na primeira, iremos nos ater às metáforas e analogias sobre Cosmologia presentes nos discursos de 63 alunos de Ensino Médio e pré-vestibular, bem como nos discursos de quatro professores de física, buscando saber como estes conteúdos aparecem em sala de aula e se estão ou não associados ao ensino de Física Moderna e Contemporânea. Avaliaremos ainda as noções de Cosmologia presentes nos livros didáticos e paradidáticos utilizados para o Ensino Médio de Física, buscando identificar os tópicos contemplados e sua abordagem; e, como último capítulo da unidade, revisitamos as noções metafóricas e analogias sobre os cosmos, o conceito de “criação”, construindo um quadro comparativo entre as narrações mitológicas antigas e as descrições científicas contemporâneas discutidas por sacerdotes, filósofos e cientistas, acentuando o caráter majoritariamente discriminador da ciência quando paradigmática e instituída pela Academia.
A cosmologia permeia toda a física, mas não é explicitada ao aluno e, muitas vezes, é ignorada no discurso do professor, pois não é clara nos manuais de ensino tanto em nível médio quanto superior. A cosmologia, como disciplina unificadora, mostra-se como cenário ideal para a discussão do micro ao macro cosmos, do início (se houver um) ou ao fim de todo o mundo físico. Portanto, saber qual o espaço dedicado a ela nos manuais de física e qual a proposta de discussão (se paradigmático ou dialético) na comparação de teorias que buscam traçar as noções sobre o Cosmos, é o objetivo de parte desta pesquisa. O que pretendemos reafirmar nessa dissertação é que o conhecimento físico é, ou foi, produzido pelos sujeitos sociais que vivem, ou que viveram, num determinado contexto histórico, então, ele faz parte da cultura social humana e, portanto, é um direito dos estudantes conhecê-lo e participar de sua construção. Este estudo será apresentado em duas unidades. Na primeira, iremos nos ater às metáforas e analogias sobre Cosmologia presentes nos discursos de 63 alunos de Ensino Médio e pré-vestibular, bem como nos discursos de quatro professores de física, buscando saber como estes conteúdos aparecem em sala de aula e se estão ou não associados ao ensino de Física Moderna e Contemporânea. Avaliaremos ainda as noções de Cosmologia presentes nos livros didáticos e paradidáticos utilizados para o Ensino Médio de Física, buscando identificar os tópicos contemplados e sua abordagem; e, como último capítulo da unidade, revisitamos as noções metafóricas e analogias sobre os cosmos, o conceito de “criação”, construindo um quadro comparativo entre as narrações mitológicas antigas e as descrições científicas contemporâneas discutidas por sacerdotes, filósofos e cientistas, acentuando o caráter majoritariamente discriminador da ciência quando paradigmática e instituída pela Academia.
Palavras Chave
Cosmos, Física, discriminação
Cosmos, Física, discriminação
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Formação de Conceitos
Formação de Conceitos