A História da Ciência e ensino de Saúde na área de Ciências Naturais: um estudo sobre a hanseníase como conteúdo de ensino.

Título
A História da Ciência e ensino de Saúde na área de Ciências Naturais: um estudo sobre a hanseníase como conteúdo de ensino.
Autor
Jose Amauri de Oliveira
Orientação
Ana Maria de Andrade Caldeira
Instituição
UNESP
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências
Ano
2009
Cidade / UF
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Este trabalho busca tratar da história da produção do conhecimento científico na área da Medicina, especialmente com relação à Hanseníase, considerando-a como o resultado de um processo de construção histórica para a qual atuam múltiplos determinantes. A Hanseníase foi durante séculos o problema de saúde que mais atemorizou a população no mundo, por ter permanecido até recentemente sem tratamento específico e também pelo seu alto potencial incapacitante. Erradicada na maioria dos países, é ainda hoje considerada um problema de saúde pública, apresentando caráter endêmico em várias partes do mundo, inclusive no Brasil, que ocupa o segundo lugar em número absoluto de casos registrados. Apesar de, sob o ponto de vista médico, a doença contar atualmente com tratamento e cura, sob o ponto de vista cultural ela remete a símbolos negativamente carregados em número considerável de sociedades, inclusive o Brasil. Por conseguinte, a hanseníase, apesar de representar, ainda hoje, um sério problema de saúde pública no Brasil, é um tema evitado no ensino de Ciências e Biologia. A partir de pesquisa desenvolvida nos livros didáticos de Ciências e Biologia selecionados pelos programas oficiais, este trabalho constatou que a doença se mantêm como um conteúdo de ensino evitado e busca demonstrar a relação que isto tem com a história da doença, particularmente com as formas de controle e tratamento adotadas no estado de São Paulo, a partir do modelo isolacionista com a construção dos asilos-colônia. Para tanto desenvolve o estudo de caso do Instituto “Dr. Lauro de Souza Lima”, localizado em Bauru-SP, cuja história se iniciou como um asilo-colônia para doentes de hanseníase no final da década de 1920. Ao final a tese aponta para a necessidade de sua abordagem de forma contextualizada nos níveis fundamental e médio, e assim contribuir para a construção da cidadania em saúde e, por conseguinte, contribuir para a superação do quadro de discriminação que existe atualmente sobre essa doença.
Palavras Chave
História da Ciência, ensino de Ciências, hanseníase.

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