Os caminhos e descaminhos do uso da internet no ensino fundamental.
Título
Os caminhos e descaminhos do uso da internet no ensino fundamental.
Os caminhos e descaminhos do uso da internet no ensino fundamental.
Educação
Autor
José Mário Aleluia Oliveira
José Mário Aleluia Oliveira
Orientação
Afira Vianna Ripper
Afira Vianna Ripper
Instituição
UNICAMP
UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2001
2001
Cidade / UF
Campinas/SP
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
O objetivo desse trabalho é compreender e analisar as dificuldades de um grupo de professores do ensino fundamental ao tentar introduzir a Internet em seus trabalhos pedagógicos. Nos perguntamos: na introdução da Internet na educação os professores são consumidores passivos Eles reproduzem as formas de uso mercadológicas ou criam outras formas nas suas práticas Quais as dificuldades que encontram para introduzir a Internet em seus trabalhos Nas análises, deslocamos o foco do consumo, supostamente passivo, dos produtos culturais oferecidos nos mercados dos bens, no nosso caso a Internet, para os usos e operações que os professores tecem nascidas das suas práticas. Assim, são também analisados os usos e significados conferidos por eles e pelos alunos no ambiente escolar. O presente trabalho é apresentado como uma viagem, em que buscamos desvelar as tensões e os conflitos que proporcionaram mudanças no problema investigado, na metodologia e nos interlocutores admitidos. Uma viagem de formação, como o denominamos. Não se trata de um texto sobre como navegar na Internet ou mesmo um guia de como utilizá-la, e sim, sobre aspectos que interferem na introdução da Internet no trabalho pedagógico professores da escola pública. A preocupação com o tema brota de questionamentos e reflexões sobre a minha prática docente.
O objetivo desse trabalho é compreender e analisar as dificuldades de um grupo de professores do ensino fundamental ao tentar introduzir a Internet em seus trabalhos pedagógicos. Nos perguntamos: na introdução da Internet na educação os professores são consumidores passivos Eles reproduzem as formas de uso mercadológicas ou criam outras formas nas suas práticas Quais as dificuldades que encontram para introduzir a Internet em seus trabalhos Nas análises, deslocamos o foco do consumo, supostamente passivo, dos produtos culturais oferecidos nos mercados dos bens, no nosso caso a Internet, para os usos e operações que os professores tecem nascidas das suas práticas. Assim, são também analisados os usos e significados conferidos por eles e pelos alunos no ambiente escolar. O presente trabalho é apresentado como uma viagem, em que buscamos desvelar as tensões e os conflitos que proporcionaram mudanças no problema investigado, na metodologia e nos interlocutores admitidos. Uma viagem de formação, como o denominamos. Não se trata de um texto sobre como navegar na Internet ou mesmo um guia de como utilizá-la, e sim, sobre aspectos que interferem na introdução da Internet no trabalho pedagógico professores da escola pública. A preocupação com o tema brota de questionamentos e reflexões sobre a minha prática docente.
Palavras Chave
Internet; Trabalho Pedagógico; Ciência na Escola; Tecnologia
Internet; Trabalho Pedagógico; Ciência na Escola; Tecnologia
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Educação Ambiental
Educação Ambiental
Foco Temático
Recursos Didáticos, Características do Professor
Recursos Didáticos, Características do Professor