Uma proposta de ensino através de temas: sinais do paradigma moderno e emergente

Título
Uma proposta de ensino através de temas: sinais do paradigma moderno e emergente
Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas
Autor
Franciney Carvalho Palheta
Orientação
Licurgo Peixoto de Brito
Instituição
UFPA
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Educação Matemática e Científica
Ano
2008
Cidade / UF
Belém/PA
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
O objetivo da presente pesquisa é verificar a relação de uma proposição temática para o ensino de ciências, por meio de temas regionais, com os paradigmas moderno e emergente. O cenário atual do ensino de ciências, baseado no paradigma moderno é tomado como referência para situar o pós-modernismo, o paradigma emergente e a análise da proposição temática, foco principal da pesquisa. A pesquisa qualitativa utilizou Trabalhos de Conclusão de Curso e uma entrevista não-estruturada como objetos de investigação. No primeiro tipo de objeto foi realizada uma análise para verificar a relação da proposição investigada com os paradigmas moderno e emergente. A pesquisa considerou essas monografias, porque as mesmas descrevem a proposição temática, o objeto de investigação, ao propor material didático para o ensino de ciências por meio de temas regionais. No outro objeto de investigação, a entrevista não-estruturada, o autor da proposição respondeu questões relacionadas à sua proposta de ensino por meio de temas em que encontrei concepções a respeito de conhecimento, homem, natureza, sociedade e valores. Como metodologia de análise foram elaboradas questões respondidas com apoio no referencial teórico, para verificar sinais dos paradigmas investigados na proposição de Brito. Os resultados da pesquisa indicam que a proposição de ensino investigada se apresenta com características da modernidade e do paradigma emergente. Há elementos que convivem na proposição, como mediadores de ambos os paradigmas que são complementares. Como conclusão, a pesquisa mostra que a proposição investigada tem elementos que mantém características do ensino reprodutivista, como marca da modernidade e espaços de multiculturalidade como o combate ao desperdício das experiências, um sinal do paradigma emergente.
Palavras Chave
Paradigma emergente.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método