Uma proposta de ensino através de temas: sinais do paradigma moderno e emergente
Título
Uma proposta de ensino através de temas: sinais do paradigma moderno e emergente
Uma proposta de ensino através de temas: sinais do paradigma moderno e emergente
Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas
Autor
Franciney Carvalho Palheta
Franciney Carvalho Palheta
Orientação
Licurgo Peixoto de Brito
Licurgo Peixoto de Brito
Instituição
UFPA
UFPA
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Educação Matemática e Científica
Instituto de Educação Matemática e Científica
Ano
2008
2008
Cidade / UF
Belém/PA
Belém/PA
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O objetivo da presente pesquisa é verificar a relação de uma proposição temática para o ensino de ciências, por meio de temas regionais, com os paradigmas moderno e emergente. O cenário atual do ensino de ciências, baseado no paradigma moderno é tomado como referência para situar o pós-modernismo, o paradigma emergente e a análise da proposição temática, foco principal da pesquisa. A pesquisa qualitativa utilizou Trabalhos de Conclusão de Curso e uma entrevista não-estruturada como objetos de investigação. No primeiro tipo de objeto foi realizada uma análise para verificar a relação da proposição investigada com os paradigmas moderno e emergente. A pesquisa considerou essas monografias, porque as mesmas descrevem a proposição temática, o objeto de investigação, ao propor material didático para o ensino de ciências por meio de temas regionais. No outro objeto de investigação, a entrevista não-estruturada, o autor da proposição respondeu questões relacionadas à sua proposta de ensino por meio de temas em que encontrei concepções a respeito de conhecimento, homem, natureza, sociedade e valores. Como metodologia de análise foram elaboradas questões respondidas com apoio no referencial teórico, para verificar sinais dos paradigmas investigados na proposição de Brito. Os resultados da pesquisa indicam que a proposição de ensino investigada se apresenta com características da modernidade e do paradigma emergente. Há elementos que convivem na proposição, como mediadores de ambos os paradigmas que são complementares. Como conclusão, a pesquisa mostra que a proposição investigada tem elementos que mantém características do ensino reprodutivista, como marca da modernidade e espaços de multiculturalidade como o combate ao desperdício das experiências, um sinal do paradigma emergente.
O objetivo da presente pesquisa é verificar a relação de uma proposição temática para o ensino de ciências, por meio de temas regionais, com os paradigmas moderno e emergente. O cenário atual do ensino de ciências, baseado no paradigma moderno é tomado como referência para situar o pós-modernismo, o paradigma emergente e a análise da proposição temática, foco principal da pesquisa. A pesquisa qualitativa utilizou Trabalhos de Conclusão de Curso e uma entrevista não-estruturada como objetos de investigação. No primeiro tipo de objeto foi realizada uma análise para verificar a relação da proposição investigada com os paradigmas moderno e emergente. A pesquisa considerou essas monografias, porque as mesmas descrevem a proposição temática, o objeto de investigação, ao propor material didático para o ensino de ciências por meio de temas regionais. No outro objeto de investigação, a entrevista não-estruturada, o autor da proposição respondeu questões relacionadas à sua proposta de ensino por meio de temas em que encontrei concepções a respeito de conhecimento, homem, natureza, sociedade e valores. Como metodologia de análise foram elaboradas questões respondidas com apoio no referencial teórico, para verificar sinais dos paradigmas investigados na proposição de Brito. Os resultados da pesquisa indicam que a proposição de ensino investigada se apresenta com características da modernidade e do paradigma emergente. Há elementos que convivem na proposição, como mediadores de ambos os paradigmas que são complementares. Como conclusão, a pesquisa mostra que a proposição investigada tem elementos que mantém características do ensino reprodutivista, como marca da modernidade e espaços de multiculturalidade como o combate ao desperdício das experiências, um sinal do paradigma emergente.
Palavras Chave
Paradigma emergente.
Paradigma emergente.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método