Quem tecla Pesquisa exploratória sobre o público do museu virtual Invivo.

Título
Quem tecla Pesquisa exploratória sobre o público do museu virtual Invivo.
Autor
Ana Maria Meirelles Palma
Orientação
Magali Romero Sá
Instituição
FIOCRUZ
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2009
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Com o objetivo de traçar um perfil preliminar do público do museu virtual Invivo, do Museu da Vida, desenvolveu-se uma pesquisa exploratória, utilizando três métodos de investigação: análise de log do servidor, page-tagging e um questionário on-line. Um levantamento histórico da visitação registrou que, entre 2005 e 2007, houve um aumento de 196,54% no número de visitas únicas e de 188,10% no número de páginas acessadas. Estes dados demonstram o crescimento expressivo do site, quando comparados com as estatísticas oficiais brasileiras que mostram um percentual de 32,2% da população que já tinham acessado a Internet em 2005 e 41% em 2007. A análise indicou também um padrão escolar de visitação, com um crescimento expressivo no início do período escolar e queda durante as férias, bem como dias úteis movimentados e fins de semana mais calmos. Curvas semelhantes foram detectadas em outros estudos sobre museus (Semper, Wanner, Jackson e Bazley, 2000; Haynes e Zambonini, 2007). O pico da visitação se dá no horário da tarde, o que parece indicar uma concentração de estudantes do segundo segmento do ensino fundamental e do ensino médio (a partir de 11/12 anos). A importância do público escolar na visitação ao Invivo é comprovada ainda pelo alto índice de acesso às matérias mais vinculadas ao currículo e tem sido detectada em pesquisas internacionais (Kravchyna e Hastings, 2002; Ockuly, 2003). O questionário online levantou dados demográficos, motivações e uma avaliação do site por estudantes, professores e outros visitantes durante nove meses e, nesse período, foi respondido espontaneamente por 209 visitantes, sendo predominantemente do sexo feminino (77.99%), majoritariamente adulto e com formação universitária. A preferência como atividade cultural pela leitura de livros (79.90%), seguido pela Internet (77.03%), são dados que apontam para um grupo culturalmente privilegiado e com hábitos diferentes do perfil brasileiro (CGIBr, 2007; Pró-Livro, 2008). O site foi aprovado por 91% da amostra, com freqüência semelhante nos três grupos. A linguagem e o conteúdo educacional foram outros pontos que receberam avaliação positiva. Os participantes solicitaram mais material de apoio ao professor, experiências, jogos e artigos sobre como as coisas funcionam, prevenção à saúde, ciência e tecnologia de ponta, ambiente, fenômenos da natureza e controvérsias e riscos da ciência. Foi sugerido, também, maior participação do usuário, com o incentivo ao diálogo e a promoção de debates, maior divulgação do site, atualizações mais freqüentes e mais recursos, como imagens e fotos exuberantes, infográficos e vídeos.
Palavras Chave
museu virtual, museu e público, público virtual, museu.

Classificações

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Foco Temático
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