Quem tecla Pesquisa exploratória sobre o público do museu virtual Invivo.
Título
Quem tecla Pesquisa exploratória sobre o público do museu virtual Invivo.
Quem tecla Pesquisa exploratória sobre o público do museu virtual Invivo.
Autor
Ana Maria Meirelles Palma
Ana Maria Meirelles Palma
Orientação
Magali Romero Sá
Magali Romero Sá
Instituição
FIOCRUZ
FIOCRUZ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2009
2009
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Com o objetivo de traçar um perfil preliminar do público do museu virtual Invivo, do Museu da Vida, desenvolveu-se uma pesquisa exploratória, utilizando três métodos de investigação: análise de log do servidor, page-tagging e um questionário on-line. Um levantamento histórico da visitação registrou que, entre 2005 e 2007, houve um aumento de 196,54% no número de visitas únicas e de 188,10% no número de páginas acessadas. Estes dados demonstram o crescimento expressivo do site, quando comparados com as estatísticas oficiais brasileiras que mostram um percentual de 32,2% da população que já tinham acessado a Internet em 2005 e 41% em 2007. A análise indicou também um padrão escolar de visitação, com um crescimento expressivo no início do período escolar e queda durante as férias, bem como dias úteis movimentados e fins de semana mais calmos. Curvas semelhantes foram detectadas em outros estudos sobre museus (Semper, Wanner, Jackson e Bazley, 2000; Haynes e Zambonini, 2007). O pico da visitação se dá no horário da tarde, o que parece indicar uma concentração de estudantes do segundo segmento do ensino fundamental e do ensino médio (a partir de 11/12 anos). A importância do público escolar na visitação ao Invivo é comprovada ainda pelo alto índice de acesso às matérias mais vinculadas ao currículo e tem sido detectada em pesquisas internacionais (Kravchyna e Hastings, 2002; Ockuly, 2003). O questionário online levantou dados demográficos, motivações e uma avaliação do site por estudantes, professores e outros visitantes durante nove meses e, nesse período, foi respondido espontaneamente por 209 visitantes, sendo predominantemente do sexo feminino (77.99%), majoritariamente adulto e com formação universitária. A preferência como atividade cultural pela leitura de livros (79.90%), seguido pela Internet (77.03%), são dados que apontam para um grupo culturalmente privilegiado e com hábitos diferentes do perfil brasileiro (CGIBr, 2007; Pró-Livro, 2008). O site foi aprovado por 91% da amostra, com freqüência semelhante nos três grupos. A linguagem e o conteúdo educacional foram outros pontos que receberam avaliação positiva. Os participantes solicitaram mais material de apoio ao professor, experiências, jogos e artigos sobre como as coisas funcionam, prevenção à saúde, ciência e tecnologia de ponta, ambiente, fenômenos da natureza e controvérsias e riscos da ciência. Foi sugerido, também, maior participação do usuário, com o incentivo ao diálogo e a promoção de debates, maior divulgação do site, atualizações mais freqüentes e mais recursos, como imagens e fotos exuberantes, infográficos e vídeos.
Com o objetivo de traçar um perfil preliminar do público do museu virtual Invivo, do Museu da Vida, desenvolveu-se uma pesquisa exploratória, utilizando três métodos de investigação: análise de log do servidor, page-tagging e um questionário on-line. Um levantamento histórico da visitação registrou que, entre 2005 e 2007, houve um aumento de 196,54% no número de visitas únicas e de 188,10% no número de páginas acessadas. Estes dados demonstram o crescimento expressivo do site, quando comparados com as estatísticas oficiais brasileiras que mostram um percentual de 32,2% da população que já tinham acessado a Internet em 2005 e 41% em 2007. A análise indicou também um padrão escolar de visitação, com um crescimento expressivo no início do período escolar e queda durante as férias, bem como dias úteis movimentados e fins de semana mais calmos. Curvas semelhantes foram detectadas em outros estudos sobre museus (Semper, Wanner, Jackson e Bazley, 2000; Haynes e Zambonini, 2007). O pico da visitação se dá no horário da tarde, o que parece indicar uma concentração de estudantes do segundo segmento do ensino fundamental e do ensino médio (a partir de 11/12 anos). A importância do público escolar na visitação ao Invivo é comprovada ainda pelo alto índice de acesso às matérias mais vinculadas ao currículo e tem sido detectada em pesquisas internacionais (Kravchyna e Hastings, 2002; Ockuly, 2003). O questionário online levantou dados demográficos, motivações e uma avaliação do site por estudantes, professores e outros visitantes durante nove meses e, nesse período, foi respondido espontaneamente por 209 visitantes, sendo predominantemente do sexo feminino (77.99%), majoritariamente adulto e com formação universitária. A preferência como atividade cultural pela leitura de livros (79.90%), seguido pela Internet (77.03%), são dados que apontam para um grupo culturalmente privilegiado e com hábitos diferentes do perfil brasileiro (CGIBr, 2007; Pró-Livro, 2008). O site foi aprovado por 91% da amostra, com freqüência semelhante nos três grupos. A linguagem e o conteúdo educacional foram outros pontos que receberam avaliação positiva. Os participantes solicitaram mais material de apoio ao professor, experiências, jogos e artigos sobre como as coisas funcionam, prevenção à saúde, ciência e tecnologia de ponta, ambiente, fenômenos da natureza e controvérsias e riscos da ciência. Foi sugerido, também, maior participação do usuário, com o incentivo ao diálogo e a promoção de debates, maior divulgação do site, atualizações mais freqüentes e mais recursos, como imagens e fotos exuberantes, infográficos e vídeos.
Palavras Chave
museu virtual, museu e público, público virtual, museu.
museu virtual, museu e público, público virtual, museu.
Classificações
Nível escolar
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Área do conteudo
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Foco Temático
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