O tema saúde e ambiente no livro didático de Ciências: uma abordagem discursiva.

Título
O tema saúde e ambiente no livro didático de Ciências: uma abordagem discursiva.
Autor
Francine Lopes Pinhão
Orientação
Isabel Gomes Rodrigues Martins
Instituição
UFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências da Saúde
Ano
2010
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Nesta pesquisa investigamos o tema saúde e ambiente no livro didático de ciências com base no referencial teórico metodológico da Análise Crítica do Discurso (ACD) (FAIRCLOUGH, 2001) e do conceito de recontextualização desenvolvido por Bernstein (1996). A partir deste enquadramento teórico, buscamos analisar as formas pelas quais este tema constitui e é constituído o/no livro didático de ciências. No desenvolvimento deste trabalho apresentamos a conjuntura na qual se insere o discurso analisado a fim de explorarmos a diversidade de valores e crenças construídas a respeito deste tema, situamos o projeto de pesquisa no âmbito da educação em ciências e caracterizamos o livro didático, segundo ACD, como um gênero híbrido, que por meio da mobilização e articulação de outros discursos, constitui-se em um gênero de discurso específico. As perguntas norteadoras da pesquisa exploram os aspectos relacionados aos conteúdos e modos de apresentação do tema no livro didático. A investigação mobiliza as categorias da ACD voltadas para a análise de aspectos intertextuais e interdiscursivos. Por meio de nossas análises intertextuais observamos que o processo de recontextualização atende às demandas do projeto gráfico do livro didático e pauta-se, via de regra, pela eliminação de linguagem especializada e da discussão de aspectos políticos dos temas tratados. Já as nossas análises interdiscursivas evidenciaram o caráter variável da estrutura genérica, a estabilidade de estilo e a variedade de discursos mobilizados para a construção dos textos. Buscando a relação dos resultados lingüísticos com a prática social chegamos à conclusão de que os movimentos discursivos localizados bem como a escolha por um determinado texto fonte explicitam escolhas pedagógicas especificas e modos de representar o tema saúde e ambiente comprometidas com o atendimento a demandas da comunidade educacional e do mercado editorial.
Palavras Chave
análise crítica de discurso, ensino de Ciências, saúde, AMB.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade
Foco Temático
Recursos Didáticos