Conceito de Energia na visão do senso comum: um estudo sobre eventos e processos.

Título
Conceito de Energia na visão do senso comum: um estudo sobre eventos e processos.
Autor
Cíntia Garrido Pinheiro
Orientação
Laércio Evandro Ferracioli da Silva
Instituição
UFES
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências Exatas
Ano
2000
Cidade / UF
Vitória/ES
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Este estudo procura investigar evidências de possíveis estruturas do raciocínio baseado no senso comum sobre o conceito de Energia relacionado a eventos e processos em estudantes de 13-14 e 17-18 anos e também investigar os tipos de relações estabelecidas pelos mesmos em suas explicações sobre o porquê dos eventos ocorrerem. Os dados foram obtidos através da aplicação de questionários que consistiam de 27 eventos e processos. Os estudantes foram solicitados a responder às perguntas relacionadas a alguns aspectos selecionados do conceito de energia e também explicar com suas palavras porque os eventos e processos selecionados ocorriam. Os dados quantitativos foram submetidos à análise fatorial, cujo principal resultado foi a construção de um espaço fatorial de explicação tridimensional ortogonal comum para os dois grupos de alunos. As dimensões deste espaço de explicação estão relacionadas à maneira como os eventos e processos são interpretados pelos estudantes e são caracterizadas pelos extremos: conservação vs. não conservação, disponibilidade vs. não disponibilidade e transformação vs. não transformação. Os eventos e processos foram localizados neste espaço, mas suas posições diferem para cada grupo. Como resultado da análise qualitativa, pode-se dizer que de um modo geral, os eventos e processos se dividem entre aqueles que ocorrem devido a uma causa interna e aqueles que ocorrem devido a uma causa externa.
Palavras Chave
Ensino de Física, Senso Comum, conceito de energia.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Características do Aluno