Obtenção e aplicação didática e analítica de pigmentos de origem vegetal: equilíbrio químico e análise instrumental.
Título
Obtenção e aplicação didática e analítica de pigmentos de origem vegetal: equilíbrio químico e análise instrumental.
Obtenção e aplicação didática e analítica de pigmentos de origem vegetal: equilíbrio químico e análise instrumental.
Autor
Marlon Herbert Flora Barbosa Soares
Marlon Herbert Flora Barbosa Soares
Orientação
Eder Tadeu Gomes Cavalheiro
Eder Tadeu Gomes Cavalheiro
Instituição
UFSCar
UFSCar
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Departamento de Química
Departamento de Química
Ano
2001
2001
Cidade / UF
São Carlos/SP
São Carlos/SP
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Neste trabalho foi proposta a utilização de antocianinas, substâncias extraídas de espécies vegetais facilmente encontradas no Brasil, para aproveitamento didático no ensino de Química em diferentes níveis, além de aplicações analíticas desses mesmos pigmentos, utilizando-se principalmente das variações de cores apresentadas por essas substâncias em diferentes situações. As espécies utilizadas foram flores de quaresmeira (Tibouchina granulosa), azaléia (Rododhendrom simsii), unha de vaca (Bahuinia variegata) e beijinho (Impatiens waleriana) da região de São Carlos e a casca do feijão preto. O estabelecimento do procedimento de extração é fundamental para o desenvolvimento do trabalho, no que tange às aplicações analíticas e suas aplicações didáticas. Uma vez que alguns extratos apresentam variação de absorbância em presença de íons Ca(II) e Mg(II), utilizou-se este fenômeno em estudos da determinação espectrofotométrica destes íons com os pigmentos contidos no extrato bruto, através de técnicas em batelada e em fluxo. Estes pigmentos também reagem com o sulfito, para formar um composto de antocianina sulfonado, o que permitiu o desenvolvimento de um método para determinação do sulfito em vinho branco, em procedimentos em batelada (r=0,994, n=7, LOD=0,90 mg L-1) e em fluxo (r=0,996, n=5, LOD=3,5 mg L-1). Esta proposta busca também a aplicação de algo disponível e visualmente agradável, para despertar a atenção de alunos de nível médio e nível universitário para a presença de substâncias úteis na natureza, sem a necessidade absoluta da aquisição de produtos sintéticos para determinados fins, bem como sua aplicação em diversos tópicos fundamentais no ensino de Química, tais como conceitos básicos de equilíbrio ácido-base, viragem e ponto final de titulação, pH, pK, etc.. Conceitos sobre a interação da radiação eletromagnética com a matéria e suas aplicações, bem como fundamentos de métodos óticos de análise, aplicações de análise em fluxo e técnicas de separação, podem ser facilmente apresentados aos alunos aproveitando o estímulo gerado pelo uso dos pigmentos naturais e o aumento da motivação pelo uso dos pigmentos naturais.
Neste trabalho foi proposta a utilização de antocianinas, substâncias extraídas de espécies vegetais facilmente encontradas no Brasil, para aproveitamento didático no ensino de Química em diferentes níveis, além de aplicações analíticas desses mesmos pigmentos, utilizando-se principalmente das variações de cores apresentadas por essas substâncias em diferentes situações. As espécies utilizadas foram flores de quaresmeira (Tibouchina granulosa), azaléia (Rododhendrom simsii), unha de vaca (Bahuinia variegata) e beijinho (Impatiens waleriana) da região de São Carlos e a casca do feijão preto. O estabelecimento do procedimento de extração é fundamental para o desenvolvimento do trabalho, no que tange às aplicações analíticas e suas aplicações didáticas. Uma vez que alguns extratos apresentam variação de absorbância em presença de íons Ca(II) e Mg(II), utilizou-se este fenômeno em estudos da determinação espectrofotométrica destes íons com os pigmentos contidos no extrato bruto, através de técnicas em batelada e em fluxo. Estes pigmentos também reagem com o sulfito, para formar um composto de antocianina sulfonado, o que permitiu o desenvolvimento de um método para determinação do sulfito em vinho branco, em procedimentos em batelada (r=0,994, n=7, LOD=0,90 mg L-1) e em fluxo (r=0,996, n=5, LOD=3,5 mg L-1). Esta proposta busca também a aplicação de algo disponível e visualmente agradável, para despertar a atenção de alunos de nível médio e nível universitário para a presença de substâncias úteis na natureza, sem a necessidade absoluta da aquisição de produtos sintéticos para determinados fins, bem como sua aplicação em diversos tópicos fundamentais no ensino de Química, tais como conceitos básicos de equilíbrio ácido-base, viragem e ponto final de titulação, pH, pK, etc.. Conceitos sobre a interação da radiação eletromagnética com a matéria e suas aplicações, bem como fundamentos de métodos óticos de análise, aplicações de análise em fluxo e técnicas de separação, podem ser facilmente apresentados aos alunos aproveitando o estímulo gerado pelo uso dos pigmentos naturais e o aumento da motivação pelo uso dos pigmentos naturais.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio, Ensino Superior
Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Conteúdo-Método
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