Concepções de ambiente e Educação Ambiental em professores de Ciências: múltiplos significados
Título
Concepções de ambiente e Educação Ambiental em professores de Ciências: múltiplos significados
Concepções de ambiente e Educação Ambiental em professores de Ciências: múltiplos significados
Autor
Miriam Ester Soares
Miriam Ester Soares
Orientação
Eduardo Fleury Mortimer
Eduardo Fleury Mortimer
Instituição
UFMG
UFMG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1998
1998
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
A constituição dos significados de ambiente e de Educação Ambiental são analisados em um grupo de professores de ciências que se interessam pela temática. Os conteúdos são examinados através das narrativas da infância e das práticas pessoais e profissionais que se relacionam com o tema. Pela análise do discurso, enquanto instrumento metodológico, busca-se compreender o modo como os professores falam de suas práticas; a relação dos significados com o saber estabelecido e com as suas experiências profissionais e culturais. Os resultados indicam significados que oscilam entre sentidos de ambiente conservado e ambiente impactado, para um mesmo professor. O ambiente conservado envolve aspectos afetivos, contemplativos e lúdicos. Os significados de devastação são explicitados, quando os professores consideram reflexões e práticas associadas com os seus cotidianos. A articulação dessas concepções constitui-se em uma referência para significados mais abrangentes. Os significados da Educação Ambiental emergem no discurso das práticas profissionais, pessoais e extrapolam o espaço escolar. Eles se associam a uma dinâmica de contextos específicos e as pessoas envolvidas. Constatam-se: práticas culturais específicas; enfrentamentos políticos e institucionais; aspectos de participação civil; e um conjunto de obstáculos relacionados aos currículos, a estrutura organizacional das escolas; a necessidade de aquisição de conhecimentos; deficiências nas formações profissionais e o enfrentamento de situações inéditas. Os professores revelam que aprendem com a própria experiência e com as interações que se estabelecem com os envolvidos. Entretanto, tem dificuldades em identificar suas práticas com a Educação Ambiental, a despeito de que revelem elementos significativos para um projeto de Educação Ambiental.
A constituição dos significados de ambiente e de Educação Ambiental são analisados em um grupo de professores de ciências que se interessam pela temática. Os conteúdos são examinados através das narrativas da infância e das práticas pessoais e profissionais que se relacionam com o tema. Pela análise do discurso, enquanto instrumento metodológico, busca-se compreender o modo como os professores falam de suas práticas; a relação dos significados com o saber estabelecido e com as suas experiências profissionais e culturais. Os resultados indicam significados que oscilam entre sentidos de ambiente conservado e ambiente impactado, para um mesmo professor. O ambiente conservado envolve aspectos afetivos, contemplativos e lúdicos. Os significados de devastação são explicitados, quando os professores consideram reflexões e práticas associadas com os seus cotidianos. A articulação dessas concepções constitui-se em uma referência para significados mais abrangentes. Os significados da Educação Ambiental emergem no discurso das práticas profissionais, pessoais e extrapolam o espaço escolar. Eles se associam a uma dinâmica de contextos específicos e as pessoas envolvidas. Constatam-se: práticas culturais específicas; enfrentamentos políticos e institucionais; aspectos de participação civil; e um conjunto de obstáculos relacionados aos currículos, a estrutura organizacional das escolas; a necessidade de aquisição de conhecimentos; deficiências nas formações profissionais e o enfrentamento de situações inéditas. Os professores revelam que aprendem com a própria experiência e com as interações que se estabelecem com os envolvidos. Entretanto, tem dificuldades em identificar suas práticas com a Educação Ambiental, a despeito de que revelem elementos significativos para um projeto de Educação Ambiental.
Palavras Chave
concepções de ambiente, professores de ciências.
concepções de ambiente, professores de ciências.
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Educação Ambiental
Educação Ambiental
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor