O plano inclinado de Galileu e a História da Ciência em sala de aula de ensino médio.

Título
O plano inclinado de Galileu e a História da Ciência em sala de aula de ensino médio.
Autor
Reginaldo Ribeiro Soares
Orientação
Paulo de Faria Borges
Instituição
CEFET-RJ
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2007
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Neste trabalho, desenvolvemos três textos para o ensino médio acerca da história dos movimentos - desde Aristóteles, trazendo pelas contribuições de Ptolomeu, Copérnico, Brahe, Kepler e Galileu - e uma aula experimental em que os alunos realizaram a experiência do plano inclinado de Galileu. Realizar as medidas de tempo manualmente é extremamente difícil, por isso introduzimos o microcomputador para colher dados, elaborar as tabelas de posição versus tempo e construir os respectivos gráficos. A atividade experimental é aberta, de modo que os alunos tenham oportunidade de explorar, testar e discutir soluções para todo o processo de medida, desde o uso dos sensores LDR nos sistemas de detecção até a construção dos gráficos utilizando uma planilha eletrônica. A fundamentação teórica para o desenvolvimento da proposta é a teoria cognitivista de Piaget e a teoria sócio-interacionista de Vigotski, na qual o desenvolvimento cognitivo não pode ser entendido sem referência ao contexto social, seus signos e instrumentos. Todas as atividades foram desenvolvidas para visar a uma perspectiva pedagógica moderna e testadas em sala de aula em três turmas de 1ª série do ensino médio do Colégio Agrícola Nilo Peçanha-UFF, em Pinheiral-RJ, em 2006. Com esse material conseguimos desenvolver os conteúdos de uma forma mais atrativa, com melhor envolvimento dos alunos e maior motivação por parte dos mesmos, permitindo a participação ativa na aquisição de informações e construção do conhecimento. Observamos que o microcomputador é uma boa ferramenta auxiliar no processo ensino/aprendizagem, e deveria ser visto como mais um aliado entre todos os recursos didáticos existentes, não como único e muito menos substituto do professor, a quem cabe cada vez mais o papel de orientador, estimulador e organizador de um ambiente propício para o processo de ensino/aprendizagem eficaz.
Palavras Chave
plano inclinado de galileu, inércia, historia da ciência.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método