Políticas Públicas, Desenvolvimento Sustentável e Educação: uma experiência em espaços formais de ensino.
Título
Políticas Públicas, Desenvolvimento Sustentável e Educação: uma experiência em espaços formais de ensino.
Políticas Públicas, Desenvolvimento Sustentável e Educação: uma experiência em espaços formais de ensino.
Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente.
Autor
Marcos Andre Rodrigues Mahaut
Marcos Andre Rodrigues Mahaut
Orientação
Maylta Brandão dos Anjos
Maylta Brandão dos Anjos
Instituição
UNIPLI
UNIPLI
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2008
2008
/RJ
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
O desenvolvimento da sociedade baseado no consumo dos recursos da natureza de forma cada vez maior causa grandes impactos sociais e ambientais, sobretudo no modelo político-social-econômico adotado. Para tanto, a revisão bibliográfica apoiou-se em autores que tratam desta problemática pelo viés mais crítico e que estabelece o vínculo da mesma com as políticas públicas e a escola. Neste sentido, a pesquisa teve como objetivo a implantação de um programa de educação ambiental no espaço formal de ensino, trabalhando projetos político-pedagógicos voltado à realidade de seu entorno e formando multiplicadores de conhecimentos e atitudes ambientais na integração comunidade-escola. Por se tratar de um estudo que leva em consideração a participação ativa dos sujeitos, foi adotada a metodologia da pesquisa-ação. A metodologia permitiu maior planejamento e flexibilidade na realização das etapas da pesquisa. Os resultados mostraram a necessidade de maior atenção e prioridade às questões aqui investigadas. A pesquisa culmina no produto final que se constitui em um guia prático intitulado “Conhecer o presente para transformar o futuro” para os alunos do ensino de ciências e geografia, alertando para a importância da sua participação nas decisões político-ambientais e sociais do seu bairro e da sua escola.
O desenvolvimento da sociedade baseado no consumo dos recursos da natureza de forma cada vez maior causa grandes impactos sociais e ambientais, sobretudo no modelo político-social-econômico adotado. Para tanto, a revisão bibliográfica apoiou-se em autores que tratam desta problemática pelo viés mais crítico e que estabelece o vínculo da mesma com as políticas públicas e a escola. Neste sentido, a pesquisa teve como objetivo a implantação de um programa de educação ambiental no espaço formal de ensino, trabalhando projetos político-pedagógicos voltado à realidade de seu entorno e formando multiplicadores de conhecimentos e atitudes ambientais na integração comunidade-escola. Por se tratar de um estudo que leva em consideração a participação ativa dos sujeitos, foi adotada a metodologia da pesquisa-ação. A metodologia permitiu maior planejamento e flexibilidade na realização das etapas da pesquisa. Os resultados mostraram a necessidade de maior atenção e prioridade às questões aqui investigadas. A pesquisa culmina no produto final que se constitui em um guia prático intitulado “Conhecer o presente para transformar o futuro” para os alunos do ensino de ciências e geografia, alertando para a importância da sua participação nas decisões político-ambientais e sociais do seu bairro e da sua escola.
Palavras Chave
desenvolvimento sustentável; ensino de ciências
desenvolvimento sustentável; ensino de ciências
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método
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