O ensino das terminologias biológicas através da aprendizagem significativa: proposta para formação de professores.

Título
O ensino das terminologias biológicas através da aprendizagem significativa: proposta para formação de professores.
Autor
Dayse Peixoto Maia
Orientação
Ierecê Barbosa Monteiro
Instituição
UEA
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2009
Cidade / UF
Manaus/AM
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Esta pesquisa situa-se na área do Ensino de Ciências, abrangendo a formação de professores e se desenvolveu através da abordagem da terminologia biológica, analisada sob sua gênese constitutiva, articulada às proposições teóricas da Aprendizagem Significativa, formação de conceitos científicos, e aspectos de comunicação e linguagem em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa de orientação qualitativa e buscou através da observação, da análise documental dos livros didáticos e em questionários, a explicitação de possibilidades relevantes para investigar como as terminologias biológicas estão sendo abordadas pelos docentes em suas práticas pedagógicas, no Ensino Médio, e qual o suporte linguístico que os livros didáticos tem conferido a professores e estudantes. Fizeram parte da pesquisa doze escolas, públicas e privadas, de Ensino Médio da cidade de Manaus e seus professores de Biologia. A análise dos dados foi de natureza empírico-interpretativa. Os resultados obtidos demonstraram o desconhecimento de aspectos teóricos metodológicos da terminologia biológica por parte de professores e estudantes, a não apreciação desta temática nos cursos de formação inicial ou continuada, assim como a superficial abordagem terminológica presente nos livros didáticos. A partir de tais evidências foi elaborada uma Estratégia de Analise Semântica como base na Teoria da Aprendizagem Significativa, visando auxiliar professores na superação das dificuldades pertinentes à morfologia e à semântica dos termos biológicos. Este trabalho abre perspectivas para novas pesquisas sobre aplicação pedagógica da TB, assim como para análises epistemológicas referentes à construção do léxico especializado da Biologia, entre outros desdobramentos possíveis nas áreas da lingüística e da comunicação referentes ao processo de ensino e aprendizagem.
Palavras Chave
terminologias biológicas, formação de professores.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Características do Professor