O ensino das terminologias biológicas através da aprendizagem significativa: proposta para formação de professores.
Título
O ensino das terminologias biológicas através da aprendizagem significativa: proposta para formação de professores.
O ensino das terminologias biológicas através da aprendizagem significativa: proposta para formação de professores.
Autor
Dayse Peixoto Maia
Dayse Peixoto Maia
Orientação
Ierecê Barbosa Monteiro
Ierecê Barbosa Monteiro
Instituição
UEA
UEA
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2009
2009
Cidade / UF
Manaus/AM
Manaus/AM
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Esta pesquisa situa-se na área do Ensino de Ciências, abrangendo a formação de professores e se desenvolveu através da abordagem da terminologia biológica, analisada sob sua gênese constitutiva, articulada às proposições teóricas da Aprendizagem Significativa, formação de conceitos científicos, e aspectos de comunicação e linguagem em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa de orientação qualitativa e buscou através da observação, da análise documental dos livros didáticos e em questionários, a explicitação de possibilidades relevantes para investigar como as terminologias biológicas estão sendo abordadas pelos docentes em suas práticas pedagógicas, no Ensino Médio, e qual o suporte linguístico que os livros didáticos tem conferido a professores e estudantes. Fizeram parte da pesquisa doze escolas, públicas e privadas, de Ensino Médio da cidade de Manaus e seus professores de Biologia. A análise dos dados foi de natureza empírico-interpretativa. Os resultados obtidos demonstraram o desconhecimento de aspectos teóricos metodológicos da terminologia biológica por parte de professores e estudantes, a não apreciação desta temática nos cursos de formação inicial ou continuada, assim como a superficial abordagem terminológica presente nos livros didáticos. A partir de tais evidências foi elaborada uma Estratégia de Analise Semântica como base na Teoria da Aprendizagem Significativa, visando auxiliar professores na superação das dificuldades pertinentes à morfologia e à semântica dos termos biológicos. Este trabalho abre perspectivas para novas pesquisas sobre aplicação pedagógica da TB, assim como para análises epistemológicas referentes à construção do léxico especializado da Biologia, entre outros desdobramentos possíveis nas áreas da lingüística e da comunicação referentes ao processo de ensino e aprendizagem.
Esta pesquisa situa-se na área do Ensino de Ciências, abrangendo a formação de professores e se desenvolveu através da abordagem da terminologia biológica, analisada sob sua gênese constitutiva, articulada às proposições teóricas da Aprendizagem Significativa, formação de conceitos científicos, e aspectos de comunicação e linguagem em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa de orientação qualitativa e buscou através da observação, da análise documental dos livros didáticos e em questionários, a explicitação de possibilidades relevantes para investigar como as terminologias biológicas estão sendo abordadas pelos docentes em suas práticas pedagógicas, no Ensino Médio, e qual o suporte linguístico que os livros didáticos tem conferido a professores e estudantes. Fizeram parte da pesquisa doze escolas, públicas e privadas, de Ensino Médio da cidade de Manaus e seus professores de Biologia. A análise dos dados foi de natureza empírico-interpretativa. Os resultados obtidos demonstraram o desconhecimento de aspectos teóricos metodológicos da terminologia biológica por parte de professores e estudantes, a não apreciação desta temática nos cursos de formação inicial ou continuada, assim como a superficial abordagem terminológica presente nos livros didáticos. A partir de tais evidências foi elaborada uma Estratégia de Analise Semântica como base na Teoria da Aprendizagem Significativa, visando auxiliar professores na superação das dificuldades pertinentes à morfologia e à semântica dos termos biológicos. Este trabalho abre perspectivas para novas pesquisas sobre aplicação pedagógica da TB, assim como para análises epistemológicas referentes à construção do léxico especializado da Biologia, entre outros desdobramentos possíveis nas áreas da lingüística e da comunicação referentes ao processo de ensino e aprendizagem.
Palavras Chave
terminologias biológicas, formação de professores.
terminologias biológicas, formação de professores.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor