O Ensino da Hematologia Através de CD-Rom Interativo: Um Novo Modelo de Aula de Ciência.

Título
O Ensino da Hematologia Através de CD-Rom Interativo: Um Novo Modelo de Aula de Ciência.
Autor
Wânia Belo Maia
Orientação
Marcionilo de Barros Lins
Instituição
UFPE
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2001
/PE
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
A adoção de modelos para guiar um planejamento e instrução de aula. adequados, tenta auxiliar no gerenciamento da união entre a teoria e a prática. Os modelos são novos meios de fazer e de revisar Ciências. Devido ao avanço tecnológico da informação e da comunicação, as estruturas educacionais têm mudado. Isto nos induziu a criar um curso em CD-ROM, cujo tema é "Hematologia Através de Recursos Cibernéticos". O conteúdo é baseado num novo modelo de aula de Ciências, que segue princípios cognitivos e apresenta uma proposta criativa capaz de contribuir para fácil obtenção de conhecimentos específicos em Análises Clínicas. O CD rom está dividido em três partes: 1) Expositiva - Apresentação de fundamentos teóricos e práticos virtual com slides e explanação detalhada. 2) Interativa - O professor e os alunos se envolvem em discussões sobre questões emergentes relativas aos aspectos fundamentais, empregando os mesmos slides. 3) Avaliativa - São realizados exercícios com os alunos participantes com o objetivo de avaliar e fixar o conteúdo utilizando os mesmos slides com modificações. Através da comparação do método utilizado com o método tradicional de ensino obtivemos 23,3% de eficiência a mais para o novo modelo. No teste t obtivemos um resultado altamente significativo (p<0,001). A utilização de artefatos tecnológicos na educação promoveu uma maior aquisição de apredendizagem.
Palavras Chave
Hematologia, CD-ROM interativo, aula de Ciência, recursos didáticos

Classificações

Nível escolar
Geral
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método