O Ensino da Hematologia Através de CD-Rom Interativo: Um Novo Modelo de Aula de Ciência.
Título
O Ensino da Hematologia Através de CD-Rom Interativo: Um Novo Modelo de Aula de Ciência.
O Ensino da Hematologia Através de CD-Rom Interativo: Um Novo Modelo de Aula de Ciência.
Autor
Wânia Belo Maia
Wânia Belo Maia
Orientação
Marcionilo de Barros Lins
Marcionilo de Barros Lins
Instituição
UFPE
UFPE
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2001
2001
/PE
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
A adoção de modelos para guiar um planejamento e instrução de aula. adequados, tenta auxiliar no gerenciamento da união entre a teoria e a prática. Os modelos são novos meios de fazer e de revisar Ciências. Devido ao avanço tecnológico da informação e da comunicação, as estruturas educacionais têm mudado. Isto nos induziu a criar um curso em CD-ROM, cujo tema é "Hematologia Através de Recursos Cibernéticos". O conteúdo é baseado num novo modelo de aula de Ciências, que segue princípios cognitivos e apresenta uma proposta criativa capaz de contribuir para fácil obtenção de conhecimentos específicos em Análises Clínicas. O CD rom está dividido em três partes: 1) Expositiva - Apresentação de fundamentos teóricos e práticos virtual com slides e explanação detalhada. 2) Interativa - O professor e os alunos se envolvem em discussões sobre questões emergentes relativas aos aspectos fundamentais, empregando os mesmos slides. 3) Avaliativa - São realizados exercícios com os alunos participantes com o objetivo de avaliar e fixar o conteúdo utilizando os mesmos slides com modificações. Através da comparação do método utilizado com o método tradicional de ensino obtivemos 23,3% de eficiência a mais para o novo modelo. No teste t obtivemos um resultado altamente significativo (p<0,001). A utilização de artefatos tecnológicos na educação promoveu uma maior aquisição de apredendizagem.
A adoção de modelos para guiar um planejamento e instrução de aula. adequados, tenta auxiliar no gerenciamento da união entre a teoria e a prática. Os modelos são novos meios de fazer e de revisar Ciências. Devido ao avanço tecnológico da informação e da comunicação, as estruturas educacionais têm mudado. Isto nos induziu a criar um curso em CD-ROM, cujo tema é "Hematologia Através de Recursos Cibernéticos". O conteúdo é baseado num novo modelo de aula de Ciências, que segue princípios cognitivos e apresenta uma proposta criativa capaz de contribuir para fácil obtenção de conhecimentos específicos em Análises Clínicas. O CD rom está dividido em três partes: 1) Expositiva - Apresentação de fundamentos teóricos e práticos virtual com slides e explanação detalhada. 2) Interativa - O professor e os alunos se envolvem em discussões sobre questões emergentes relativas aos aspectos fundamentais, empregando os mesmos slides. 3) Avaliativa - São realizados exercícios com os alunos participantes com o objetivo de avaliar e fixar o conteúdo utilizando os mesmos slides com modificações. Através da comparação do método utilizado com o método tradicional de ensino obtivemos 23,3% de eficiência a mais para o novo modelo. No teste t obtivemos um resultado altamente significativo (p<0,001). A utilização de artefatos tecnológicos na educação promoveu uma maior aquisição de apredendizagem.
Palavras Chave
Hematologia, CD-ROM interativo, aula de Ciência, recursos didáticos
Hematologia, CD-ROM interativo, aula de Ciência, recursos didáticos
Classificações
Nível escolar
Geral
Geral
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método