Os temas sociais contemporâneos e sua representação junto aos formandos e egressos do curso de Ciências Biológicas da UFPR.

Título
Os temas sociais contemporâneos e sua representação junto aos formandos e egressos do curso de Ciências Biológicas da UFPR.
Autor
Irene de Jesus Andrade Malheiros
Orientação
Araci Asinelli da Luz
Instituição
UFPR
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Setor de Educação
Ano
2006
Cidade / UF
Curitiba/PR
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo investigar a formação dos professores de Ciências e seu preparo para ensinar os Temas Sociais Contemporâneos. Para isso buscamos conhecer as representações de aprendizagens dos formandos e egressos do curso de Ciências Biológicas em relação aos Temas Sociais Contemporâneos, bem como investigar as condições fornecidas pelo curso para que o futuro professor, possa inseri-los adequadamente, no campo das ciências naturais. Partimos da premissa que as atividades de ensino, contemplam muito pouco os Temas Sociais Contemporâneos, contribuindo para uma representação de aprendizagem pouco significativa e pouco reflexiva entre os professores. Como metodologia optamos pela pesquisa qualitativa. Para a coleta de dados foi utilizada a análise exploratória documental das ementas e planos de ensino de disciplinas obrigatórias e optativas ofertadas na graduação no período de 2000-2005, verificando de que forma os Temas Sociais Contemporâneos encontram-se contemplados no currículo do Curso. Para a coleta de dados junto aos sujeitos da pesquisa, 20 formandos e 6 egressos, foi utilizada a técnica de Grupo Focal. Posteriormente, os dados obtidos foram analisados conforme a técnica de análise de conteúdo. Sobre a representação que os formandos e egressos têm de sua aprendizagem sobre os Temas Sociais Contemporâneos, foram unânimes em afirmar que o curso não oportunizou condições para uma aprendizagem significativa e consistente sobre os referidos temas. Ressaltaram o caráter técnico do curso, com maior ênfase no bacharelado do que na licenciatura. A aprendizagem dos conhecimentos didático-pedagógicos e o contato com o espaço escolar são ofertados ao final do curso, nos últimos períodos da licenciatura, comprometendo a formação do professor de Ciências e Biologia. Por unanimidade os formandos e egressos também destacaram a fragilidade de algumas disciplinas do curso que, por suas estruturas, poderiam discutir alguns dos temas em profundidade e, no entanto, não o fazem. Encontramos contradições entre as vozes dos sujeitos da pesquisa e os documentos analisados. É o caso, por exemplo, de uma disciplina em que seu plano de ensino e ementa sugerem que a mesma, enfoque os Temas Sociais Contemporâneos e, no entanto, os formandos e egressos expressam o descaso com que são tratados assuntos relacionados à Saúde, à Sexualidade, à Ética, à Pluralidade Cultural, à Cidadania, ao Meio Ambiente e aos Direitos Humanos. Nesse sentido, é importante a atualização curricular constante, de modo dinâmico, de tal forma a garantir as adequações necessárias à formação profissional conforme as exigências do processo educativo. Faz-se necessária a formação permanente dos docentes nas questões sociais que envolvem a escola, tendo em vista, que boa parte deles não possuem formação pedagógica para o magistério, são oriundos de cursos de Bacharelado e, migram para o ensino após a conclusão de cursos de mestrado e doutorado que lhes possibilitaram o acesso ao magistério superior. Sugere-se que haja uma sensibilização das Instituições de Ensino Superior no sentido de, nos cursos de pós-graduação, criarem linhas de pesquisa que oportunizem a investigação sobre a importância, o significado e as implicações dos Temas Sociais Contemporâneos na Educação. Propomos, também, que as instituições incrementem a extensão, de modo que os acadêmicos possam interagir com a problemática local relacionada aos Temas Sociais Contemporâneos, contribuindo com soluções criativas que envolvam o pensar e o agir de cada sujeito no enfrentamento e na busca de soluções para tais problemas, além da realização de palestras, cursos, simpósios, seminários, dentre outros eventos, que viabilizem discussões e reflexões de problemas da atualidade que repercutam na escola.
Palavras Chave
formação de professores, temas sociais contemporâneos.

Classificações

Nível escolar
Geral
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Currículos e Programas