Os temas sociais contemporâneos e sua representação junto aos formandos e egressos do curso de Ciências Biológicas da UFPR.
Título
Os temas sociais contemporâneos e sua representação junto aos formandos e egressos do curso de Ciências Biológicas da UFPR.
Os temas sociais contemporâneos e sua representação junto aos formandos e egressos do curso de Ciências Biológicas da UFPR.
Autor
Irene de Jesus Andrade Malheiros
Irene de Jesus Andrade Malheiros
Orientação
Araci Asinelli da Luz
Araci Asinelli da Luz
Instituição
UFPR
UFPR
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Setor de Educação
Setor de Educação
Ano
2006
2006
Cidade / UF
Curitiba/PR
Curitiba/PR
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo investigar a formação dos professores de Ciências e seu preparo para ensinar os Temas Sociais Contemporâneos. Para isso buscamos conhecer as representações de aprendizagens dos formandos e egressos do curso de Ciências Biológicas em relação aos Temas Sociais Contemporâneos, bem como investigar as condições fornecidas pelo curso para que o futuro professor, possa inseri-los adequadamente, no campo das ciências naturais. Partimos da premissa que as atividades de ensino, contemplam muito pouco os Temas Sociais Contemporâneos, contribuindo para uma representação de aprendizagem pouco significativa e pouco reflexiva entre os professores. Como metodologia optamos pela pesquisa qualitativa. Para a coleta de dados foi utilizada a análise exploratória documental das ementas e planos de ensino de disciplinas obrigatórias e optativas ofertadas na graduação no período de 2000-2005, verificando de que forma os Temas Sociais Contemporâneos encontram-se contemplados no currículo do Curso. Para a coleta de dados junto aos sujeitos da pesquisa, 20 formandos e 6 egressos, foi utilizada a técnica de Grupo Focal. Posteriormente, os dados obtidos foram analisados conforme a técnica de análise de conteúdo. Sobre a representação que os formandos e egressos têm de sua aprendizagem sobre os Temas Sociais Contemporâneos, foram unânimes em afirmar que o curso não oportunizou condições para uma aprendizagem significativa e consistente sobre os referidos temas. Ressaltaram o caráter técnico do curso, com maior ênfase no bacharelado do que na licenciatura. A aprendizagem dos conhecimentos didático-pedagógicos e o contato com o espaço escolar são ofertados ao final do curso, nos últimos períodos da licenciatura, comprometendo a formação do professor de Ciências e Biologia. Por unanimidade os formandos e egressos também destacaram a fragilidade de algumas disciplinas do curso que, por suas estruturas, poderiam discutir alguns dos temas em profundidade e, no entanto, não o fazem. Encontramos contradições entre as vozes dos sujeitos da pesquisa e os documentos analisados. É o caso, por exemplo, de uma disciplina em que seu plano de ensino e ementa sugerem que a mesma, enfoque os Temas Sociais Contemporâneos e, no entanto, os formandos e egressos expressam o descaso com que são tratados assuntos relacionados à Saúde, à Sexualidade, à Ética, à Pluralidade Cultural, à Cidadania, ao Meio Ambiente e aos Direitos Humanos. Nesse sentido, é importante a atualização curricular constante, de modo dinâmico, de tal forma a garantir as adequações necessárias à formação profissional conforme as exigências do processo educativo. Faz-se necessária a formação permanente dos docentes nas questões sociais que envolvem a escola, tendo em vista, que boa parte deles não possuem formação pedagógica para o magistério, são oriundos de cursos de Bacharelado e, migram para o ensino após a conclusão de cursos de mestrado e doutorado que lhes possibilitaram o acesso ao magistério superior. Sugere-se que haja uma sensibilização das Instituições de Ensino Superior no sentido de, nos cursos de pós-graduação, criarem linhas de pesquisa que oportunizem a investigação sobre a importância, o significado e as implicações dos Temas Sociais Contemporâneos na Educação. Propomos, também, que as instituições incrementem a extensão, de modo que os acadêmicos possam interagir com a problemática local relacionada aos Temas Sociais Contemporâneos, contribuindo com soluções criativas que envolvam o pensar e o agir de cada sujeito no enfrentamento e na busca de soluções para tais problemas, além da realização de palestras, cursos, simpósios, seminários, dentre outros eventos, que viabilizem discussões e reflexões de problemas da atualidade que repercutam na escola.
Esta pesquisa tem como objetivo investigar a formação dos professores de Ciências e seu preparo para ensinar os Temas Sociais Contemporâneos. Para isso buscamos conhecer as representações de aprendizagens dos formandos e egressos do curso de Ciências Biológicas em relação aos Temas Sociais Contemporâneos, bem como investigar as condições fornecidas pelo curso para que o futuro professor, possa inseri-los adequadamente, no campo das ciências naturais. Partimos da premissa que as atividades de ensino, contemplam muito pouco os Temas Sociais Contemporâneos, contribuindo para uma representação de aprendizagem pouco significativa e pouco reflexiva entre os professores. Como metodologia optamos pela pesquisa qualitativa. Para a coleta de dados foi utilizada a análise exploratória documental das ementas e planos de ensino de disciplinas obrigatórias e optativas ofertadas na graduação no período de 2000-2005, verificando de que forma os Temas Sociais Contemporâneos encontram-se contemplados no currículo do Curso. Para a coleta de dados junto aos sujeitos da pesquisa, 20 formandos e 6 egressos, foi utilizada a técnica de Grupo Focal. Posteriormente, os dados obtidos foram analisados conforme a técnica de análise de conteúdo. Sobre a representação que os formandos e egressos têm de sua aprendizagem sobre os Temas Sociais Contemporâneos, foram unânimes em afirmar que o curso não oportunizou condições para uma aprendizagem significativa e consistente sobre os referidos temas. Ressaltaram o caráter técnico do curso, com maior ênfase no bacharelado do que na licenciatura. A aprendizagem dos conhecimentos didático-pedagógicos e o contato com o espaço escolar são ofertados ao final do curso, nos últimos períodos da licenciatura, comprometendo a formação do professor de Ciências e Biologia. Por unanimidade os formandos e egressos também destacaram a fragilidade de algumas disciplinas do curso que, por suas estruturas, poderiam discutir alguns dos temas em profundidade e, no entanto, não o fazem. Encontramos contradições entre as vozes dos sujeitos da pesquisa e os documentos analisados. É o caso, por exemplo, de uma disciplina em que seu plano de ensino e ementa sugerem que a mesma, enfoque os Temas Sociais Contemporâneos e, no entanto, os formandos e egressos expressam o descaso com que são tratados assuntos relacionados à Saúde, à Sexualidade, à Ética, à Pluralidade Cultural, à Cidadania, ao Meio Ambiente e aos Direitos Humanos. Nesse sentido, é importante a atualização curricular constante, de modo dinâmico, de tal forma a garantir as adequações necessárias à formação profissional conforme as exigências do processo educativo. Faz-se necessária a formação permanente dos docentes nas questões sociais que envolvem a escola, tendo em vista, que boa parte deles não possuem formação pedagógica para o magistério, são oriundos de cursos de Bacharelado e, migram para o ensino após a conclusão de cursos de mestrado e doutorado que lhes possibilitaram o acesso ao magistério superior. Sugere-se que haja uma sensibilização das Instituições de Ensino Superior no sentido de, nos cursos de pós-graduação, criarem linhas de pesquisa que oportunizem a investigação sobre a importância, o significado e as implicações dos Temas Sociais Contemporâneos na Educação. Propomos, também, que as instituições incrementem a extensão, de modo que os acadêmicos possam interagir com a problemática local relacionada aos Temas Sociais Contemporâneos, contribuindo com soluções criativas que envolvam o pensar e o agir de cada sujeito no enfrentamento e na busca de soluções para tais problemas, além da realização de palestras, cursos, simpósios, seminários, dentre outros eventos, que viabilizem discussões e reflexões de problemas da atualidade que repercutam na escola.
Palavras Chave
formação de professores, temas sociais contemporâneos.
formação de professores, temas sociais contemporâneos.
Classificações
Nível escolar
Geral
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Área do conteudo
Biologia
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Foco Temático
Currículos e Programas
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