A formação dos profissionais da Educação no contexto dos cursos de Biologia.
Título
A formação dos profissionais da Educação no contexto dos cursos de Biologia.
A formação dos profissionais da Educação no contexto dos cursos de Biologia.
Autor
Vera Maria Paz Brito Malucelli
Vera Maria Paz Brito Malucelli
Orientação
Lilian Anna Wachowicz
Lilian Anna Wachowicz
Instituição
PUC-PR
PUC-PR
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Educação
Instituto de Educação
Ano
2001
2001
Cidade / UF
Curitiba/PR
Curitiba/PR
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
A intenção do presente estudo foi a de analisar criticamente a formação dos profissionais da educação, no contexto dos cursos de Biologia. Procurou-se refletir sobre o ensino das disciplinas pedagógicas e integradoras nesses cursos e enfocar, a partir de seus currículos, as seguintes categorias: formação do profissional de educação, cursos de licenciatura, disciplinas pedagógicas, relação teoria e prática, ação docente, que constituem a base comum para as instâncias formadoras. Para essa investigação, buscou-se reunir elementos avaliativos junto aos alunos em fase de conclusão dos cursos de licenciatura e junto aos professores de Biologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e nas Faculdades Integradas Espíritas, bem como dos egressos desses cursos, que atuam no Colégio Estadual do Paraná. Os resultados obtidos com o grupo de alunos e professores dessas Instituições foram comparados e analisados- Para tanto, foram utilizados os procedimentos de análise de conteúdo dos fragmentos dos discursos dos sujeitos, complementados pela análise numa dimensão crítica da situação e dos dados recolhidos. Em todos os momentos da investigação, procurou-se captar, sempre que possível, o conteúdo e a problemática intrínseca referente ao tema central deste estudo. A pesquisa desenvolveu-se pelo estudo exploratório que envolveu a revisão de literatura, presente em todas as fases sob uma perspectiva histórica e teórica, complementada pela análise documental; pela contextualização do problema no campo profissional, para constatar as questões mais presentes nos cursos de Biologia. Finalmente, avaliou-se a questão, retomando ao problema proposto, para, assim, apresentar encaminhamentos propositivos que possam contribuir para a sua solução.
A intenção do presente estudo foi a de analisar criticamente a formação dos profissionais da educação, no contexto dos cursos de Biologia. Procurou-se refletir sobre o ensino das disciplinas pedagógicas e integradoras nesses cursos e enfocar, a partir de seus currículos, as seguintes categorias: formação do profissional de educação, cursos de licenciatura, disciplinas pedagógicas, relação teoria e prática, ação docente, que constituem a base comum para as instâncias formadoras. Para essa investigação, buscou-se reunir elementos avaliativos junto aos alunos em fase de conclusão dos cursos de licenciatura e junto aos professores de Biologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e nas Faculdades Integradas Espíritas, bem como dos egressos desses cursos, que atuam no Colégio Estadual do Paraná. Os resultados obtidos com o grupo de alunos e professores dessas Instituições foram comparados e analisados- Para tanto, foram utilizados os procedimentos de análise de conteúdo dos fragmentos dos discursos dos sujeitos, complementados pela análise numa dimensão crítica da situação e dos dados recolhidos. Em todos os momentos da investigação, procurou-se captar, sempre que possível, o conteúdo e a problemática intrínseca referente ao tema central deste estudo. A pesquisa desenvolveu-se pelo estudo exploratório que envolveu a revisão de literatura, presente em todas as fases sob uma perspectiva histórica e teórica, complementada pela análise documental; pela contextualização do problema no campo profissional, para constatar as questões mais presentes nos cursos de Biologia. Finalmente, avaliou-se a questão, retomando ao problema proposto, para, assim, apresentar encaminhamentos propositivos que possam contribuir para a sua solução.
Palavras Chave
base comum curricular, formação de professores.
base comum curricular, formação de professores.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Os dados são insuficientes para classificação.
Os dados são insuficientes para classificação.
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores