A formação dos profissionais da Educação no contexto dos cursos de Biologia.

Título
A formação dos profissionais da Educação no contexto dos cursos de Biologia.
Autor
Vera Maria Paz Brito Malucelli
Orientação
Lilian Anna Wachowicz
Instituição
PUC-PR
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Educação
Ano
2001
Cidade / UF
Curitiba/PR
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
A intenção do presente estudo foi a de analisar criticamente a formação dos profissionais da educação, no contexto dos cursos de Biologia. Procurou-se refletir sobre o ensino das disciplinas pedagógicas e integradoras nesses cursos e enfocar, a partir de seus currículos, as seguintes categorias: formação do profissional de educação, cursos de licenciatura, disciplinas pedagógicas, relação teoria e prática, ação docente, que constituem a base comum para as instâncias formadoras. Para essa investigação, buscou-se reunir elementos avaliativos junto aos alunos em fase de conclusão dos cursos de licenciatura e junto aos professores de Biologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e nas Faculdades Integradas Espíritas, bem como dos egressos desses cursos, que atuam no Colégio Estadual do Paraná. Os resultados obtidos com o grupo de alunos e professores dessas Instituições foram comparados e analisados- Para tanto, foram utilizados os procedimentos de análise de conteúdo dos fragmentos dos discursos dos sujeitos, complementados pela análise numa dimensão crítica da situação e dos dados recolhidos. Em todos os momentos da investigação, procurou-se captar, sempre que possível, o conteúdo e a problemática intrínseca referente ao tema central deste estudo. A pesquisa desenvolveu-se pelo estudo exploratório que envolveu a revisão de literatura, presente em todas as fases sob uma perspectiva histórica e teórica, complementada pela análise documental; pela contextualização do problema no campo profissional, para constatar as questões mais presentes nos cursos de Biologia. Finalmente, avaliou-se a questão, retomando ao problema proposto, para, assim, apresentar encaminhamentos propositivos que possam contribuir para a sua solução.
Palavras Chave
base comum curricular, formação de professores.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Os dados são insuficientes para classificação.
Foco Temático
Formação de Professores