O filme Jurassic Park e a tecnologia do DNA Recombinante: o uso da ficção no Ensino de Ciências.
Título
O filme Jurassic Park e a tecnologia do DNA Recombinante: o uso da ficção no Ensino de Ciências.
O filme Jurassic Park e a tecnologia do DNA Recombinante: o uso da ficção no Ensino de Ciências.
Autor
Marcilene Cristina Gomes Maluf
Marcilene Cristina Gomes Maluf
Orientação
Aguinaldo Rodrigues de Souza
Aguinaldo Rodrigues de Souza
Instituição
UNESP
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências
Faculdade de Ciências
Ano
2002
2002
Cidade / UF
Bauru/SP
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Pode a ficção científica ser mais esclarecedora do que a ciência Talvez esta pergunta tenha configurado o ponto de partida de nossa pesquisa, que é buscar o papel da ficção científica no ensino de ciências, envolvendo o Dogma Central da Biologia Molecular e a Tecnologia do DNA Recombinante. A todo instante, somos bombardeados por informações que discutem a Biologia Molecular, que, no entanto, é escassamente entendida por pessoas não diretamente relacionadas com a produção desta ciência. Por isso, nossa proposta foi buscar na relação entre o imaginário e o real/racional a visão do real construída, a partir destes dois elementos: o imaginário – representado como um ato ficcional do filme Jurassic Park – e o racional – representado pelos conceitos da Biologia Molecular. Para detectar se a ficção científica, representada pelo filme Jurassic Park, pode ser organizadora e/ou desencadeadora da aprendizagem, e se incorpora novos elementos na estrutura conceitual do educando, efetuamos um estudo de caso com um grupo de licenciandos em Ciências Biológicas, do Projeto de Licenciaturas Plenas Parceladas da Universidade do Estado de Mato Grosso, no Campus Universitário do Médio Araguaia, através de coleta de dados durante as aulas da disciplina de Genética Molecular. O desmembramento de nossa suposição é representado por quatro indagações: i) Pode o filme, no início do trabalho, ser organizador da aprendizagem ii)Pode a ficção científica, via o filme Jurassic Park, incorporar novos elementos na estrutura conceitual do educando iii) Qual a implicação para a aprendizagem, quando inserimos um filme de ficção científica ao término do trabalho de uma disciplina iv) Ou seja, podem dois grupos de alunos, apesar de terem trabalhado os mesmos conceitos de Biologia Molecular, terem apreendido esses conceitos diferentemente, pelo fato de assistirem ao filme em momentos diferentes Nosso trabalho oferece algumas respostas às nossas indagações e destaca a importância da ficção científica do filme Jurassic Park para o ensino de ciências. Assim, esperamos não nos transformar em contistas e que a nossa viagem não seja uma narração, mas que seja uma construção do real/racional feita, a partir de nosso imaginário, e se alguém afirmar que irá reconstruir a vida, não é só uma afirmação da ficção científica, mas é também por que a Ciência, em algum momento da história, procurou essa possibilidade, criando um imaginário coletivo. A proposição de que a ficção científica pode ser mais esclarecedora que a ciência, pode ser o ponto de partida para uma proposta metodológica do ensino de ciências, destacando que: primeiro, ela encontra-se mais próxima dos conceitos apresentados pelos alunos; segundo, ela serve de suporte para trabalhar os conceitos inerentes à Biologia Molecular; terceiro, ela serve para suprir a falta de laboratórios nas unidades escolares, apresentando experiências que não se encontram ao seu alcance de todos; quarto, a ficção científica é um imaginário composto, a partir da produção da Ciência; e, por último, a aprendizagem dos alunos que vivenciaram o filme, no início das atividades, demonstrou ser mais significativa.
Pode a ficção científica ser mais esclarecedora do que a ciência Talvez esta pergunta tenha configurado o ponto de partida de nossa pesquisa, que é buscar o papel da ficção científica no ensino de ciências, envolvendo o Dogma Central da Biologia Molecular e a Tecnologia do DNA Recombinante. A todo instante, somos bombardeados por informações que discutem a Biologia Molecular, que, no entanto, é escassamente entendida por pessoas não diretamente relacionadas com a produção desta ciência. Por isso, nossa proposta foi buscar na relação entre o imaginário e o real/racional a visão do real construída, a partir destes dois elementos: o imaginário – representado como um ato ficcional do filme Jurassic Park – e o racional – representado pelos conceitos da Biologia Molecular. Para detectar se a ficção científica, representada pelo filme Jurassic Park, pode ser organizadora e/ou desencadeadora da aprendizagem, e se incorpora novos elementos na estrutura conceitual do educando, efetuamos um estudo de caso com um grupo de licenciandos em Ciências Biológicas, do Projeto de Licenciaturas Plenas Parceladas da Universidade do Estado de Mato Grosso, no Campus Universitário do Médio Araguaia, através de coleta de dados durante as aulas da disciplina de Genética Molecular. O desmembramento de nossa suposição é representado por quatro indagações: i) Pode o filme, no início do trabalho, ser organizador da aprendizagem ii)Pode a ficção científica, via o filme Jurassic Park, incorporar novos elementos na estrutura conceitual do educando iii) Qual a implicação para a aprendizagem, quando inserimos um filme de ficção científica ao término do trabalho de uma disciplina iv) Ou seja, podem dois grupos de alunos, apesar de terem trabalhado os mesmos conceitos de Biologia Molecular, terem apreendido esses conceitos diferentemente, pelo fato de assistirem ao filme em momentos diferentes Nosso trabalho oferece algumas respostas às nossas indagações e destaca a importância da ficção científica do filme Jurassic Park para o ensino de ciências. Assim, esperamos não nos transformar em contistas e que a nossa viagem não seja uma narração, mas que seja uma construção do real/racional feita, a partir de nosso imaginário, e se alguém afirmar que irá reconstruir a vida, não é só uma afirmação da ficção científica, mas é também por que a Ciência, em algum momento da história, procurou essa possibilidade, criando um imaginário coletivo. A proposição de que a ficção científica pode ser mais esclarecedora que a ciência, pode ser o ponto de partida para uma proposta metodológica do ensino de ciências, destacando que: primeiro, ela encontra-se mais próxima dos conceitos apresentados pelos alunos; segundo, ela serve de suporte para trabalhar os conceitos inerentes à Biologia Molecular; terceiro, ela serve para suprir a falta de laboratórios nas unidades escolares, apresentando experiências que não se encontram ao seu alcance de todos; quarto, a ficção científica é um imaginário composto, a partir da produção da Ciência; e, por último, a aprendizagem dos alunos que vivenciaram o filme, no início das atividades, demonstrou ser mais significativa.
Palavras Chave
Jurassic Park; tecnologia do DNA Recombinante; Ensino de Ciências
Jurassic Park; tecnologia do DNA Recombinante; Ensino de Ciências
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método