A contribuição da epistemologia de Gaston Bachelard para o ensino de ciências: uma razão aberta para a formação do novo espírito científico o exermplo da astronomia
Título
A contribuição da epistemologia de Gaston Bachelard para o ensino de ciências: uma razão aberta para a formação do novo espírito científico o exermplo da astronomia
A contribuição da epistemologia de Gaston Bachelard para o ensino de ciências: uma razão aberta para a formação do novo espírito científico o exermplo da astronomia
Autor
Vitérico Jabur Maluf
Vitérico Jabur Maluf
Orientação
Vera Teresa Valdemarin
Vera Teresa Valdemarin
Instituição
UNESP
UNESP
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Ano
2006
2006
Cidade / UF
Araraquara/SP
Araraquara/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Esta pesquisa de caráter bibliográfico busca, por cotejamento, explicitar a partir de Bachelard como a ciência contemporânea é uma produção da fenomenotécnica e quais as contribuições que podem ser tomadas de sua epistemologia para o Ensino de Ciências. Nesse sentido, analisa como a Astronomia é uma produção da fenomenotécnica bachelardiana, o que nos permitiu, de um lado, destacar o papel do instrumento técnico na composição de seu objeto, identificando-a como lócus da unidade do racionalismo aplicado e do materialismo racional e, de outro lado, permitiu-nos colocar o espírito científico em estado de "renovação". Por sua natureza, a ciência contemporânea se constitui em um ato pedagógico de reconhecimento das falhas intelectuais ela é uma pedagogia para a ciência o que nos mostra a impossibilidade de existir um método universal para a produção da ciência e para o Ensino de Ciências. Ao tomar como proposta oficial para o Ensino de Ciências os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, constatou-se que sua proposição de apreensão do conhecimento científico se dá de forma direta pela observação, há uma supervalorização de uma ciência do cotidiano, mantendo o ensino no nível da descrição. Contrário a essa forma inequívoca que toma a ciência, conseqüentemente seu ensino, como método dado a priori, é que a epistemologia bachelardiana busca discutir a formação da razão, a partir do diálogo do racionalismo aplicado e do materialismo técnico, como uma pedagogia de superação dos obstáculos epistemológicos e/ou pedagógicos, de formação do novo espírito científico em que a razão esteja sempre aberta para o novo, o que significa não mais formar o espírito e sim "reformar".
Esta pesquisa de caráter bibliográfico busca, por cotejamento, explicitar a partir de Bachelard como a ciência contemporânea é uma produção da fenomenotécnica e quais as contribuições que podem ser tomadas de sua epistemologia para o Ensino de Ciências. Nesse sentido, analisa como a Astronomia é uma produção da fenomenotécnica bachelardiana, o que nos permitiu, de um lado, destacar o papel do instrumento técnico na composição de seu objeto, identificando-a como lócus da unidade do racionalismo aplicado e do materialismo racional e, de outro lado, permitiu-nos colocar o espírito científico em estado de "renovação". Por sua natureza, a ciência contemporânea se constitui em um ato pedagógico de reconhecimento das falhas intelectuais ela é uma pedagogia para a ciência o que nos mostra a impossibilidade de existir um método universal para a produção da ciência e para o Ensino de Ciências. Ao tomar como proposta oficial para o Ensino de Ciências os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, constatou-se que sua proposição de apreensão do conhecimento científico se dá de forma direta pela observação, há uma supervalorização de uma ciência do cotidiano, mantendo o ensino no nível da descrição. Contrário a essa forma inequívoca que toma a ciência, conseqüentemente seu ensino, como método dado a priori, é que a epistemologia bachelardiana busca discutir a formação da razão, a partir do diálogo do racionalismo aplicado e do materialismo técnico, como uma pedagogia de superação dos obstáculos epistemológicos e/ou pedagógicos, de formação do novo espírito científico em que a razão esteja sempre aberta para o novo, o que significa não mais formar o espírito e sim "reformar".
Palavras Chave
formação do professor, ensino de ciências, epistemologia
formação do professor, ensino de ciências, epistemologia
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Geral
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Foco Temático
Filosofia da Ciência
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