O ensino de Física para o Magistério: uma proposta de trabalho.
Título
O ensino de Física para o Magistério: uma proposta de trabalho.
O ensino de Física para o Magistério: uma proposta de trabalho.
Autor
Regina Helena Corsi Mangieri
Regina Helena Corsi Mangieri
Orientação
Maria Benedita de Lima Pardo
Maria Benedita de Lima Pardo
Instituição
UFSCar
UFSCar
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação e de Ciências Humanas
Centro de Educação e de Ciências Humanas
Ano
1999
1999
Cidade / UF
São Carlos/SP
São Carlos/SP
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Esta pesquisa teve por objetivo elaborar, aplicar e avaliar um mini-curso sobre o ensino de Física para alunas do Magistério. Inicialmente, procedeu-se a uma entrevista com 5 alunas de uma escola pública, a fim de levantar o modo como as mesmas percebiam os problemas relacionados ao ensino de Ciências nas séries iniciais. Os resultados indicaram que, embora as alunas mostrassem um discurso favorável ao ensino de Ciências, buscando ligações com a vivência do aluno, apresentaram dificuldades ao relatar como planejariam uma aula envolvendo conceitos de Física. Portanto, apontaram a necessidade de se desenvolver, com estas alunas, um trabalho sistemático de planejamento e aplicação de aulas práticas para o ensino de conceitos físicos nas séries iniciais, buscando também um processo de reflexão sobre o trabalho desenvolvido. Após este levantamento inicial, a professora-pesquisadora trabalhou com uma turma de 9 alunas, num mini-curso que durou 11 semanas e que tinha como principais objetivos discutir: o papel do professor e do aluno no ensino de Ciências, alguns conteúdos que são trabalhados neste ensino, a diversidade de objetivos de diferentes atividades práticas, as etapas de uma pesquisa. A última atividade do mini-curso constou de planejamento, aplicação de uma aula de Ciências com um conteúdo de Física para alunos de séries iniciais. O desenvolvimento do mini-curso permitiu que as alunas suprissem parte das lacunas com relação ao domínio de conceitos e metodologias envolvidas no ensino de Ciências, promovendo uma reflexão sobre seus processos de formação.
Esta pesquisa teve por objetivo elaborar, aplicar e avaliar um mini-curso sobre o ensino de Física para alunas do Magistério. Inicialmente, procedeu-se a uma entrevista com 5 alunas de uma escola pública, a fim de levantar o modo como as mesmas percebiam os problemas relacionados ao ensino de Ciências nas séries iniciais. Os resultados indicaram que, embora as alunas mostrassem um discurso favorável ao ensino de Ciências, buscando ligações com a vivência do aluno, apresentaram dificuldades ao relatar como planejariam uma aula envolvendo conceitos de Física. Portanto, apontaram a necessidade de se desenvolver, com estas alunas, um trabalho sistemático de planejamento e aplicação de aulas práticas para o ensino de conceitos físicos nas séries iniciais, buscando também um processo de reflexão sobre o trabalho desenvolvido. Após este levantamento inicial, a professora-pesquisadora trabalhou com uma turma de 9 alunas, num mini-curso que durou 11 semanas e que tinha como principais objetivos discutir: o papel do professor e do aluno no ensino de Ciências, alguns conteúdos que são trabalhados neste ensino, a diversidade de objetivos de diferentes atividades práticas, as etapas de uma pesquisa. A última atividade do mini-curso constou de planejamento, aplicação de uma aula de Ciências com um conteúdo de Física para alunos de séries iniciais. O desenvolvimento do mini-curso permitiu que as alunas suprissem parte das lacunas com relação ao domínio de conceitos e metodologias envolvidas no ensino de Ciências, promovendo uma reflexão sobre seus processos de formação.
Palavras Chave
Ensino; Física; Magistério
Ensino; Física; Magistério
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores