Construção do conhecimento em física e epistemologia genética: investigação de uma experiência de ensino e aprendizagem
Título
Construção do conhecimento em física e epistemologia genética: investigação de uma experiência de ensino e aprendizagem
Construção do conhecimento em física e epistemologia genética: investigação de uma experiência de ensino e aprendizagem
Autor
Neiva Irma Jost Manzini
Neiva Irma Jost Manzini
Orientação
Maria Augusta Salin Gonçalves
Maria Augusta Salin Gonçalves
Instituição
UNISINOS
UNISINOS
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Ano
2003
2003
/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
O objetivo deste estudo é investigar as possibilidades e limites de uma experiência de ensino-aprendizagem de conteúdos de física, realizada durante quatro semestres, com alunos do Curso de Licenciatura em Física da Unisinos, na qual esses conteúdos são trabalhados com base na "Epistemologia Genética" de Jean Piaget. Com esse objetivo, foi elaborado, em conjunto com os alunos, um instrumento para acompanhar as atividades e os processos cognitivos, que denominei de roteiro pedagógico. Esse instrumento constitui-se de quatro partes, as quais destinam-se a identificar, construir e reconstruir processos cognitivos sob a perspectiva da teoria piagetiana, visando a possibilitar ao aluno a compreensão das grandezas físicas envolvidas nos fenômenos e das suas relações lógico-matemáticas. No desenvolvimento e investigação da experiência, foi dada ênfase à evolução histórica dos conhecimentos de física, relacionando-a ao processo de construção de estruturas cognitivas. A gravação dos encontros semanais, ocorridos em quatro semestres, as observações das ações dos alunos e as entrevistas com eles, realizadas durante o processo da experiência, constituíram-se no material de análise. A análise permitiu identificar processos de construção de estruturas cognitivas, em que os alunos passaram de uma compreensão intra-operacional a uma compreensão transoperacional, no que se refere aos conteúdos de física desenvolvidos. Segundo depoimentos dos alunos, essa metodologia, utilizando o roteiro pedagógico, possibilitou um nível maior de compreensão dos fenômenos físicos estudados e uma maior facilidade para a análise de situações do cotidiano que envolvem tais fenômenos. Tendo como ponto de apoio as conclusões obtidas a partir da análise das construções cognitivas e da aprendizagem das relações lógico-matemáticas, penso que a utilização do roteiro pedagógico pode contribuir para uma aprendizagem significativa, no âmbito da física. Nesse sentido, este trabalho pretende promover uma ação pedagógica voltada à necessidade que o aluno tem de obter explicações para as coisas do seu mundo e oferecer aos professores do Ensino Fundamental e Médio subsídios para uma prática pedagógica comprometida com essa necessidade.
O objetivo deste estudo é investigar as possibilidades e limites de uma experiência de ensino-aprendizagem de conteúdos de física, realizada durante quatro semestres, com alunos do Curso de Licenciatura em Física da Unisinos, na qual esses conteúdos são trabalhados com base na "Epistemologia Genética" de Jean Piaget. Com esse objetivo, foi elaborado, em conjunto com os alunos, um instrumento para acompanhar as atividades e os processos cognitivos, que denominei de roteiro pedagógico. Esse instrumento constitui-se de quatro partes, as quais destinam-se a identificar, construir e reconstruir processos cognitivos sob a perspectiva da teoria piagetiana, visando a possibilitar ao aluno a compreensão das grandezas físicas envolvidas nos fenômenos e das suas relações lógico-matemáticas. No desenvolvimento e investigação da experiência, foi dada ênfase à evolução histórica dos conhecimentos de física, relacionando-a ao processo de construção de estruturas cognitivas. A gravação dos encontros semanais, ocorridos em quatro semestres, as observações das ações dos alunos e as entrevistas com eles, realizadas durante o processo da experiência, constituíram-se no material de análise. A análise permitiu identificar processos de construção de estruturas cognitivas, em que os alunos passaram de uma compreensão intra-operacional a uma compreensão transoperacional, no que se refere aos conteúdos de física desenvolvidos. Segundo depoimentos dos alunos, essa metodologia, utilizando o roteiro pedagógico, possibilitou um nível maior de compreensão dos fenômenos físicos estudados e uma maior facilidade para a análise de situações do cotidiano que envolvem tais fenômenos. Tendo como ponto de apoio as conclusões obtidas a partir da análise das construções cognitivas e da aprendizagem das relações lógico-matemáticas, penso que a utilização do roteiro pedagógico pode contribuir para uma aprendizagem significativa, no âmbito da física. Nesse sentido, este trabalho pretende promover uma ação pedagógica voltada à necessidade que o aluno tem de obter explicações para as coisas do seu mundo e oferecer aos professores do Ensino Fundamental e Médio subsídios para uma prática pedagógica comprometida com essa necessidade.
Palavras Chave
relações lógico-matemát.; epistemologia; formação prof. Física
relações lógico-matemát.; epistemologia; formação prof. Física
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método
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