Analogias e metáforas da árvore da vida, de Charles Darwin, na prática escolar

Título
Analogias e metáforas da árvore da vida, de Charles Darwin, na prática escolar
Autor
Maria de Fátima Marcelos
Orientação
Ronaldo Luiz Nagem
Instituição
CEFET-MG
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2006
/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Este trabalho tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino de Biologia por meio da análise das analogias e metáforas contidas em teorias científicas. Analisamos as analogias e metáforas presentes na Árvore da Vida da Teoria da Evolução darwinista e buscamos verificar como elas aparecem na prática docente, na concepção de alunos de Ensino Médio e em livros didáticos. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa em quatro partes: análise da Árvore da Vida de Charles Darwin; pesquisa com professores de Biologia de Ensino Médio; pesquisa com alunos de 3° ano de Ensino Médio; análise de livros didáticos de Biologia de nível médio. Nossa análise teve como base teórica a literatura pertinente ao tema, especialmente os conceitos de analogia e metáfora de UUIT (1991) e a teoria da Metáfora Conceptual de LAKOFF e JOHSON (1980). Os resultados apontam: 1- o texto darwinista é complexo, repleto de analogias e metáforas. 2-A prática docente e a forma de abordagem da Árvore da Vida em livros didáticos possibilitam interpretações diversas dos alunos e, muitas vezes, não compatíveis com a descrição darwinista. Consideramos que esse trabalho abre perspectivas de pesquisas sobre A&M e Evolução, em especial às representações de teorias por diagramas ou árvores.
Palavras Chave
Analogias,Metáforas,Árvore da Vida,Evolução, Livros didáticos

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Conteúdo-Método