Uso de Aulas Experimentais: mudanças conceituais no ensino de momento de uma força.
Título
Uso de Aulas Experimentais: mudanças conceituais no ensino de momento de uma força.
Uso de Aulas Experimentais: mudanças conceituais no ensino de momento de uma força.
Autor
Ronaldo Marchezini
Ronaldo Marchezini
Orientação
Lev Vertchenko
Lev Vertchenko
Instituição
PUC-MG
PUC-MG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Pontíficia Universidade Católica de Minas Gerais
Pontíficia Universidade Católica de Minas Gerais
Ano
2008
2008
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Neste trabalho, apresentamos um produto que consiste em um roteiro de uma atividade prática, dirigida aos professores de Física do ensino médio, objetivando,principalmente, propiciar aos alunos condições para que desenvolvam o conceito científico de Torque (Momento de uma Força). Baseamos nosso trabalho na teoria do interacionismo Sócio-Histórico de Vigotski. Foi realizado um teste preliminar com o grupo de alunos que participaram da atividade experimental, com o objetivo de nos situar em relação aos seus conhecimentos prévios e ao estágio na zona de desenvolvimento proximal em que se encontravam em relação ao conceito a ser desenvolvido. Após a realização da atividade prática, foi realizado novo teste a fim de verificar se o objetivo da atividade foi alcançado. Os resultados obtidos apontam para o desenvolvimento do conceito pretendido. Considerando que a atividade prática foi aplicada junto a três turmas de um curso regular de Física, concluímos que o produto é passível de ser aplicado, constituindo-se em mais um recurso didático para os professores de Física.
Neste trabalho, apresentamos um produto que consiste em um roteiro de uma atividade prática, dirigida aos professores de Física do ensino médio, objetivando,principalmente, propiciar aos alunos condições para que desenvolvam o conceito científico de Torque (Momento de uma Força). Baseamos nosso trabalho na teoria do interacionismo Sócio-Histórico de Vigotski. Foi realizado um teste preliminar com o grupo de alunos que participaram da atividade experimental, com o objetivo de nos situar em relação aos seus conhecimentos prévios e ao estágio na zona de desenvolvimento proximal em que se encontravam em relação ao conceito a ser desenvolvido. Após a realização da atividade prática, foi realizado novo teste a fim de verificar se o objetivo da atividade foi alcançado. Os resultados obtidos apontam para o desenvolvimento do conceito pretendido. Considerando que a atividade prática foi aplicada junto a três turmas de um curso regular de Física, concluímos que o produto é passível de ser aplicado, constituindo-se em mais um recurso didático para os professores de Física.
Palavras Chave
Física, atividades experimentais,aulas práticas, conceitos.
Física, atividades experimentais,aulas práticas, conceitos.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos
Recursos Didáticos